IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

A grana está curta? Veja 10 maneiras de conseguir uma renda extra

14/05/2015 09h16Atualizada em 02/06/2015 15h41

SÃO PAULO – A economia nacional não está muito boa. Com isso, a inflação aumenta e o poder de compra dos brasileiros cai. Além disso, a taxa de desemprego subiu nos últimos meses.

E quando o orçamento aperta, você tem dois caminhos: diminuir os gastos ou aumentar os ganhos. Nenhuma das duas escolhas é fácil.

O site GuiaBolso lembra que não existe receita milagrosa. Ou seja, para ganhar mais dinheiro é preciso trabalhar mais e procurar novas fontes de renda.

Uma forma de conseguir aumentar a fonte de renda é investindo. Mas, para isso é necessária uma reserva financeira acumulada. Se esse não é o seu caso, veja abaixo 10 maneiras de conseguir uma renda extra:

1- Dê aula

Pense em algo em que você é bom: fala um outro idioma fluentemente? Toca bem algum instrumento? É bom em matemática? Sempre tem alguém precisando aprender alguma coisa. 

A dica para conseguir alunos é começar a falar com todo mundo que você conhece. Reserve um espaço na sala ou então se ofereça para ir até a casa da pessoa em seus horários vagos.

2- Venda o que não usa mais

Uma boa faxina no guarda-roupa pode render uma graninha a mais. Peças de boa qualidade podem ser vendidas em bazares para amigos ou mesmo em um site especializado em vendas de usados ou página do Facebook com fotos.

Se der certo, você pode começar a expandir a prática e pegar coisas usadas de conhecidos para vender também, cobrando comissão.

3- Crie uma loja virtual

Tem muita gente comprando coisas da China em sites como Aliexpress e DealExtreme e revendendo em lojas virtuais.

Se você também é bom (ou conhece alguém que é bom) em artesanato, pode vender itens exclusivos online.

4- Revenda cosméticos

Há várias empresas na área de beleza que trabalham com revendedores. Você pode começar se cadastrando nos sites para vender os produtos por encomenda e, à medida que for criando uma clientela entre amigos e conhecidos, pode montar em casa estoques dos itens mais vendidos ou mesmo um ponto de venda à pronta-entrega.

5- Tire fotos

Esse é um hobby comum que muitas pessoas nem imaginam que pode trazer algum retorno financeiro.

Se você tem conhecimentos de fotografia, pode começar vendendo fotos para bancos de imagens royalty-free ou registrando eventos, como aniversários e casamentos de amigos e conhecidos de graça para criar um portfólio.

Assim, vai ficar mais fácil conseguir clientes.

6- Cozinhe para fora

Quem tem dotes culinários pode aproveitar para fazer desse talento uma fonte de renda alternativa.

Brigadeiros e salgadinhos são boas pedidas para vender em parques nos fins de semana, por exemplo.

Capriche na qualidade dos ingredientes, no preço e na embalagem, e você certamente conquistará vários clientes rapidamente.

7- Alugue um quarto ou sofá

Existem redes sociais especializadas em alugar acomodações mais em conta para estudantes e turistas. No  EasyQuarto, por exemplo, você pode alugar um quarto da sua casa para uma pessoa com o perfil que desejar, enquanto no Couchsurfing é possível alugar o sofá da sala para um mochileiro estrangeiro.

De quebra, você ainda pode melhorar o inglês.

8- Cuide de animais

Se você adora gatos e cachorros, pode começar a fazer um bico de dog walker ou começar a disponibilizar sua casa nos fins de semana e feriados para receber pets de donos que vão viajar.

Uma dica é oferecer os serviços para os vizinhos ou se cadastrar em redes sociais de pessoas que se dispõem a cuidar de animais.

9- Crie um blog

Você escreve bem? Gosta muito de um determinado assunto, como fitness, futebol, decoração ou viagens?

Uma boa ideia é criar um blog e atualizá-lo semanalmente. Não se esqueça, entretanto, de trabalhar na divulgação: comece compartilhando os posts nas redes sociais com amigos e conhecidos. Depois, vale começar a interagir com outros blogueiros e portais para aumentar o número de acessos.

À medida que você for ganhando público, pode pensar em vender anúncios. Existem empresas que podem ajudar a trazer anúncios para seu blog.

10- Abra uma franquia

Este item está por último não por acaso. Hoje em dia, há franquias para todos os bolsos, mas de qualquer forma você precisará ter uma reserva financeira antes de dar este passo.

Comece pesquisando mais sobre o assunto em sites especializados e converse com franqueados da empresa que te interessou .