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Veja 10 franquias que faturam acima de R$ 50 mil e lucram até 30%

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

15/02/2013 06h00

Franquias com faturamento alto chamam a atenção de futuros empreendedores, mas é o lucro que deve ser considerado na escolha da rede na hora de investir, segundo especialistas. Isso porque o faturamento é um valor bruto que não leva em conta os custos fixos e de operação. Já a porcentagem de lucro líquido é o total que ficará para o empreendedor no final do mês.

A previsão, informada pelo franqueador, é uma média obtida entre os franqueados da rede e pode sofrer variação dependendo da região onde está instalado o ponto comercial.

O UOL selecionou dez franquias com faturamento entre R$ 50 mil e R$ 100 mil, com margem de lucro líquido de 10% a 30%. Neste recorte, a lucratividade é de no mínimo R$ 5.000. No máximo, pode chegar a R$ 30 mil. Dentre as redes estão House Shine (limpeza comercial e residencial), Mahogany (cosméticos e perfumes), Big X Picanha (fast food), Seletti (culinária saudável) e Spoleto (massas).


Segundo o diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo, a localização do ponto comercial e gestão do franqueado são os fatores que mais podem levar a lucratividade do negócio para cima ou para baixo.

Uma loja em um shopping, por exemplo, tende a faturar mais do que uma loja de rua. No entanto, os custos são maiores e o impacto na lucratividade também pode ser maior. “Há negócios que faturam alto, mas a porcentagem de lucro líquido é baixa. É necessário avaliar se o investimento vale a pena”, diz.

Empreendedor deve checar informações antes de investir

De acordo com o presidente da consultoria Cia. de Franchising, Marcos Nascimento, antes de investir em uma franquia, o empreendedor deve analisar cada ponto da ficha técnica, como lucratividade, investimento, prazo para retorno do investimento, royalties e taxa de propaganda.

Além disso, no plano de negócios elaborado em conjunto com o franqueador, é importante verificar se há condições de alcançar as metas de vendas estabelecidas. Uma forma de fazer a checagem é conversar com outros franqueados da rede e com comerciantes locais.

“É muito enganoso oferecer franquia apenas pelo faturamento, o que conta é o lucro. O empreendedor tem de conhecer estrutura e os custos fixos da operação antes de investir”, afirma o consultor.

Para Nascimento, um ponto comercial com localização adequada corresponde a 50% do sucesso de um franqueado. Ele tem de estar em locais frequentados pelo público-alvo da rede.

“Todo negócio tem o risco de não alcançar o retorno esperado. Seguindo as orientações do franqueador, o empreendedor minimiza a possibilidade de fracasso, mas não a elimina”, declara.