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Minotauro e Minotouro usam fama no UFC para lucrar com franquia de academia

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

05/07/2013 06h00

Depois de fazer fama no octógono –ringue de lutas de oito lados–, os irmãos Rodrigo Nogueira, o Minotauro, e Rogério Nogueira, o Minotouro, resolveram se arriscar no mundo dos negócios, lançando a franquia de academias Team Nogueira.

Com investimento inicial que varia de R$ 290 mil a R$ 500 mil, incluindo custos de instalação e taxa de franquia, é possível abrir uma academia com o nome dos lutadores do UFC (Ultimate Fighting Championship, campeonato de luta mista).

A academia oferece aulas de artes marciais e condicionamento físico, realizadas em ringues e octógonos. Há programas específicos para diferentes públicos, como mulheres, adolescentes e crianças. Minotauro explica que o público-alvo não são apenas atletas, mas todo mundo que busca qualidade de vida.

“Atualmente, a maioria das pessoas que quer fazer arte marcial quer emagrecer e melhorar a qualidade de vida. Queremos que elas sintam prazer em praticar essa modalidade esportiva”, afirma Minotauro.

A franquia foi lançada em setembro de 2012 e até o mês passado foram vendidas 33 unidades – 30 no Brasil e outras três distribuídas nos Estados Unidos, Suíça e Emirados Árabes. O objetivo é vender 80 unidades até o fim do ano. O faturamento médio mensal de uma unidade varia de R$ 70 mil a R$ 80 mil.

Os valores das mensalidades variam de acordo com a região. Na Team Nogueira Cachambi, na zona norte do Rio de Janeiro (RJ), o preço varia de R$ 129 (para uma modalidade esportiva por duas vezes por semana) a R$ 369 (todas as modalidades em qualquer horário todos os dias da semana).

Minotauro diz que escolheu fazer a expansão por franquia pela padronização que o modelo dá ao negócio.

“Desde meus 15 anos, tenho vivência com gerência desse segmento porque os meus pais sempre foram donos de academias. Antes da franquia, nós já tínhamos seis academias próprias. Então resolvemos padronizar e vimos uma oportunidade de negócio com o modelo.”

Equipe de Minotauro e Minotouro ganha clipe e hino oficial

Marcelo Bebber, gerente de expansão da Saffi Consultoria, responsável pela expansão do negócio, diz que a fama dos atletas ajuda no crescimento da empresa. “Os irmãos Nogueira são conhecidos internacionalmente, o que facilita as negociações e transmite credibilidade ao negócio.”

 

Ele explica que a franqueadora ajuda na contratação da equipe, indica fornecedores homologados e dá treinamentos para todos os funcionários, na própria unidade franqueada. Após a inauguração, são feitas visitas periódicas e programas de reciclagem.

Segundo Bebber, o candidato a ser um franqueado deve ter experiência na área de fitness e se dedicar à gestão do negócio.

Atletas acompanham franquias de perto

Apesar de ainda competirem profissionalmente no UFC e passarem muito tempo no exterior, Minotauro e Minotouro acompanham de perto os negócios que levam seu sobrenome.

“Nossa participação é muito grande. Todas as aulas seguem um cronograma de trabalho e ensino que tiveram diretamente nossa contribuição. Visitamos as unidades periodicamente, somos realmente parceiros dos franqueados”, diz Minotauro.

Karen Ferro, 28, que foi a primeira franqueada no Rio de Janeiro, confirma a proximidade dos atletas. Ela é dona da unidade Cachambi e diz que, sempre que podem, eles sugerem encontros e até dão aulas especiais para os alunos. Além disso, também ajudam a atrair outros atletas famosos.

“A inauguração da minha unidade teve a presença do Minotouro, da boxeadora Duda Yankovich e da lutadora de MMA (artes marciais mistas) Ana Maria Índia”, diz Ferro.

Lyana Bittencourt, diretora de marketing do Grupo Bittencourt, consultoria especializada em franquias, diz que o nome de famosos ligados ao negócio ajuda a atrair clientes, mas não é suficiente para a empresa dar certo.

"É importante que o franqueado se dedique, pois é dele a responsabilidade por tornar a empresa conhecida na região."

Segundo ela, o candidato a franqueado deve escolher uma área em que tenha afinidade e avaliar cuidadosamente os dados financeiros das rede. 

"Durante a análise das redes, deve-se considerar também um cenário de mercado pessimista e avaliar se há fôlego financeiro para manter a operação. Às vezes, um negócio não dá certo num primeiro momento, mas depois de um tempo faz sucesso", declara.

No caso das franquias de academias, a especialista ressalta que o franqueado deve calcular quantos alunos deve possuir para pagar seus custos fixos e ter lucro; manter os alunos antigos e atrair novos, além de levar em conta possíveis inadimplências.

Cuidados ao escolher uma franquia

Tempo de mercadoVerifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados
Pesquisa com franqueadosAs redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro
FaturamentoDesconfie de números fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento
Prazo de retornoA ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior
Assinatura de contratoO negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc.