IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Bradesco e Claro lançam 'conta bancária' pré-paga por celular

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 18h55

O banco Bradesco e a operadora Claro, da América Móvil, lançaram nesta terça-feira (28), em todo o país, uma espécie de "conta bancária" pré-paga. As duas empresas testaram o serviço no ano passado em um projeto-piloto realizado em alguns municípios do Rio de Janeiro e em Goiânia (GO).

O serviço Meu Dinheiro Claro é uma conta pré-paga que pode ser usada para compras, transferências, saques e recarga de celular da Claro. Ela funciona como uma tipo de conta corrente, mas com exigências legais diferentes.

Se quiser, o consumidor pode pedir um cartão referente à conta pré-paga. Mesmo sem o cartão, porém, ela pode ser movimentada pelo celular.

Entenda como é feito o carregamento de valores na conta

A conta pode ser carregada por meio do pagamento de boleto, por uma conta tradicional Bradesco, em dinheiro (na rede Bradesco Expresso, de correspondentes bancários), e por transferência de outro cliente da Meu Dinheiro Claro.

O dinheiro disponível na conta poderá ser usado para compras em estabelecimentos de todo o Brasil. Se usar o celular, o consumidor deverá optar por estabelecimentos que aceitam a bandeira Cielo; caso tenha um cartão em mãos, deve ir a lojas que aceitem Visa.

O cliente pode, também, fazer transferências para outros consumidores que tenham o mesmo serviço.

Os saques podem ser realizados em terminais Bradesco Dia & Noite e Bradesco Expresso.

Adesão à conta é feita por cadastro simplificado

Segundo as empresas, o produto foi criado de acordo com as novas regras de meios de pagamento anunciadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2013. A adesão é feita por meio de um cadastro simplificado.

O projeto-piloto lançado em outubro nas cidades de Belford Roxo, São João do Meriti e Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e em Goiânia (GO), registrou "grande demanda dos consumidores locais", de acordo com as companhias.

A adesão é gratuita e pode ser feita em lojas da Claro. O uso da tecnologia não consome os créditos ou franquia de dados da linha de celular, informaram as empresas.

O banco e a Claro criaram um site com mais informações sobre novo serviço, que pode ser acessado aqui.

(Com Reuters)