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Máquinas automáticas vendem cortador de unha, flor e até camisa da seleção

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

26/05/2014 06h00

Máquinas de café, refrigerantes, salgadinhos e livros já se tornaram comuns no caminho de muitos consumidores. As opções de compras nas chamadas vending machines, porém, têm se ampliado pelo país: hoje, elas vendem cortador de unha, buquê de flores e até camisa oficial da seleção brasileira.

A ideia das empresas é chegar cada vez mais perto do consumidor e, de quebra, induzi-lo a fazer uma comprinha (em alguns casos, nem tão baratinha assim) por impulso.

Na semana passada, a empresa de varejo online Netshoes instalou, em duas estações de metrô e duas universidades de São Paulo, o que chamou de "Sport Machines". Nessas máquinas, é possível comprar camisas da seleção brasileira de futebol por R$ 229,90. Dá para pagar com cartão de débito ou crédito (nesse caso, é possível parcelar a compra em até seis vezes).

"A ação permite à Netshoes estar próxima das pessoas em locais de grande circulação", diz Juliano Tubino, diretor de marketing da empresa. Como a ideia é chamar a atenção também dos turistas que virão ao Brasil ver os jogos, as orientações da máquina estão em português e inglês.

As primeiras máquinas da Netshoes foram instaladas nas estações Consolação e Paraíso do Metrô e nas universidades PUC e Mackenzie, em São Paulo.

Flores refrigeradas e itens de primeira necessidade

O mercado de vending machines no Brasil ainda não é tão criativo como o de países como os Estados Unidos e o Japão (onde dá para comprar até lagosta viva), mas tem chamado a atenção dos consumidores.

Quem caminha pelos corredores dos shoppings Pátio Higienópolis e Cidade Jardim, em São Paulo, por exemplo, tem se surpreendido com as máquinas automáticas da empresa Ramo Urbano. Elas oferecem buquês de vários tipos, por preços que variam de R$ 22 a R$ 58. Para que as flores fiquem conservadas, os equipamentos são refrigerados.

"A ideia é estimular a compra por impulso. A pessoa passa, vê a flor e pensa em levar para casa ou dar de presente", diz Fátima Casarini, dona da empresa. A designer foi uma das fundadoras do site Flores Online e deixou a loja virtual para apostar do novo negócio, que terá investimentos de R$ 1 milhão só este ano.

A multimarcas de cosméticos Beauty Bazar, que já teve quiosque em shopping e mantém uma loja online, também deve ficar concentrada apenas em vending machines nos próximos anos.

Nas máquinas da Beauty Bazar, o consumidor pode comprar itens emergenciais, como curativo adesivo, lixa e cortador de unha, entre outros produtos. Os preços variam de R$ 1 a R$ 25 e o pagamento só pode ser feito em dinheiro.

"Imaginávamos que atingiríamos só mulheres, mas os homens também se interessaram, e por isso passamos, por exemplo, a vender escova e pasta de dente", diz Livia Valim, uma das sócias. Para ela, a falta de tempo dos consumidores faz das máquinas uma tendência de mercado promissora.

As máquinas da Beauty Bazar podem ser encontradas nas estações Luz e Paraíso do Metrô.

As estações de Metrô, aliás, têm servido de ponto comercial experimental para muitas empresas. A editora Coquetel também instalou lá, em abril, uma vending machine de palavras cruzadas e livros. Os preços dos produtos variam de R$ 3 a R$ 12.

A empresa também tem máquinas nas estações Brigadeiro e Conceição do Metrô de São Paulo e a expectativa é instalar equipamentos por todo o país até o fim do ano.