IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Valor de novos aluguéis tem primeira queda desde 2005, diz Secovi-SP

Do UOL, em São Paulo

26/08/2014 05h00

O valor médio do aluguel cobrado na cidade de São Paulo caiu 0,22% de junho para julho, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP). É a primeira vez que esse valor cai desde que a entidade começou a fazer a pesquisa, em janeiro de 2005.

Foram considerados apenas novos contratos de locação residencial. 

O resultado mostra que o mercado está agindo com cautela, segundo Mark Turnbull, diretor de locação do Secovi-SP.

"Desde janeiro de 2013, o mercado imobiliário vem se adequando à realidade macroeconômica que o país está vivendo. Mas essa queda não chega a ser vertiginosa, é bastante tranquila", diz.

No acumulado de 12 meses, os aluguéis subiram 6,66%. Essa é a menor variação anual registrada desde novembro de 2007, também de acordo com o Secovi-SP.

O percentual acumulado em 12 meses é maior do que a variação registrada pelo IGP-M, o índice que reajuste os contratos de aluguel, que ficou em 5,3% no mesmo período.

Redução foi maior em imóveis de três dormitórios

A queda nos valores dos aluguéis em julho foi maior nos imóveis de três dormitórios. Nesse caso, a redução média foi de 0,5% na comparação com junho.

Os imóveis de um e dois quartos tiveram quedas quase imperceptíveis nos preços dos aluguéis (0,2% e 0,1%, respectivamente).

Fiador é usado em quase metade dos contratos

Em julho, o tipo de garantia mais usado foi o fiador, presente em 46,5% das locações, segundo o Secovi-SP. O depósito de até três meses de aluguel (caução) foi utilizado em um terço (33,5%) das moradias alugadas. Uma em cada cinco residências (20%) recorreu ao seguro-fiança.

As casas e sobrados foram alugados num período médio de 15 a 35 dias. Os apartamentos escoaram num ritmo maior. O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede, em número de dias, quanto tempo se leva para assinar o contrato de aluguel, mostra que esses imóveis foram ocupados num intervalo entre 21 e 44 dias.