IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Natura faz acordo comercial para trocar fórmula e usar microalgas em cremes

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/06/2015 12h52Atualizada em 22/06/2015 15h02

Produtos de beleza da Natura trocarão parcialmente sua fórmula para substituir ingredientes vegetais tradicionais por óleos produzidos por microalgas (organismos minúsculos). O anúncio do acordo comercial foi feito nesta semana pela empresa e pela Solazyme, produtora dos óleos.

A troca seria benéfica para o ambiente, segundo as duas empresas. Os óleos de microalga seriam produzidos com menos emissão de carbono e baixo impacto no uso de terra e água.

São usados para substituir ingredientes de fontes fósseis (com base de petróleo), vegetais ou animais.

A Natura disse que substituirá óleos e derivados de fonte vegetal, mas não revelou os ingredientes nem os produtos que serão trocados, por "questões de estratégia".

"Alguns dos produtos terão substituição total do óleo usado atualmente por óleo de microalga Solazyme e outros terão substituição parcial", informou a empresa.

"Após a conclusão das fases de testes e validação dos óleos Solazyme, ocorridas ao longo do último ano, a Natura passou a comprar os óleos AlgaPur e irá incorporá-los de forma gradual em alguns de seus produtos", diz nota distribuída pela empresa.

A Natura diz que os produtos com os novos óleos oferecem "hidratação com textura agradável e toque seco".

"Esses óleos possibilitam maiores níveis de hidratação, toque agradável na pele com textura sedosa sem sensação de oleosidade e maior durabilidade do produto. Além disso, são seguros para o consumidor, pois são livres de petróleo, pesticidas, metais pesados e outros resíduos tóxicos e alergênicos", diz nota da empresa.

Óleo de microalgas é feito por fermentação

Segundo a Solazyme, os óleos de microalgas são produzidos a partir de um processo de fermentação. Açúcares vegetais são transformados em óleos renováveis. A produção natural de óleo das microalgas é aumentada por meio de equipamentos de fermentação industrial.

A tecnologia viabiliza a fabricação de óleos em escala comercial, sem limitações de tempo e local. Segundo a empresa, o processo elimina custos imprevisíveis, reduz danos ambientais e permite instalações em qualquer lugar do mundo.

Aprenda dicas para cuidar do cabelo no inverno