Itaú, Bradesco e Skol são as marcas brasileiras mais valiosas, diz estudo
O Itaú segue como a marca brasileira mais valiosa, segundo um estudo divulgado hoje (27) pela consultoria global Interbrand.
Bradesco (2º), Skol (3º) e Brahma (4º) ficaram nas posições seguintes. O Banco do Brasil fecha o Top 5. As 4 primeiras do ranking repetem o apontamento do ano anterior - veja, abaixo, o ranking com as 10 primeiras colocadas.
Somadas, as 25 marcas que compõem o ranking ultrapassaram o valor de R$ 153 bilhões. O número representa um crescimento de 6% na comparação com a edição anterior.
Renner cresce
Na comparação com o ranking anterior, a marca que apresenta o maior crescimento é a Renner (14%).
Embora tenha subido apenas uma posição, de 12ª para 11ª, seu valor de marca saiu de R$ 1,7 bilhão para R$ 1,9 bilhão.
Além da Renner, apenas outras sete marcas, do ranking de 25 companhias, apresentaram crescimento de dois dígitos: Localiza (13%), PagSeguro (13%), Atacadão (13%), Hering (12%), Assaí (11%), Porto Seguro (11%) e Drogasil (10%).
Americanas caem de 10º para 19º
Embora as informações financeiras utilizadas no estudo sejam referentes aos anos de 2021 e 2022, a força de marca da Lojas Americanas sofreu um grande impacto após as inconsistências contábeis publicadas em janeiro deste ano, que resultou em uma desvalorização de 53%, tendo hoje como valor estimado R$ 844 milhões.
As marcas de maior crescimento do estudo foram as que souberam se adaptar as rápidas alterações comportamentais de seu público nesta era onde a rapidez e certeza da mudança dão forma ao novo normal
Beto Almeida, CEO da Interbrand
Confira as 10 primeiras do ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas 2022/2023:
- Itaú: R$ 44,3 bilhões (valor da marca)
- Bradesco: R$ 28,6 bilhões
- Skol: R$ 18,8 bilhões
- Brahma: R$ 13,3 bilhões
- Banco do Brasil: R$ 10,3 bilhões
- Natura: R$ 9,7 bilhões
- Nubank: R$ 3,9 bilhões
- Petrobras: R$ 3,5 bilhões
- Magazine Luiza: R$ 3,0 bilhões
- Vivo: R$ 3,0 bilhões
Como funciona o ranking?
Promovido pela Intebrand, o ranking Marcas Brasileiras Mais Valiosas existe no Brasil desde 2001:
- O levantamento utiliza metodologia de avaliação de marca desenvolvida em parceria com a London School of Economics, que analisa performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores.
- Há ainda uma análise de força de marca, apoiada por uma pesquisa quantitativa realizada pela Provokers.
- Nesta edição, foram entrevistadas mais de 1.100 pessoas, considerando homens e mulheres de todo Brasil, acima de 15 anos de idade, das classes A, B e C.
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