IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Plano agrícola 2013/14 terá mais recursos que no período anterior, diz Dilma

04/02/2013 20h02

4 Fev (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff garantiu nesta segunda-feira que o Plano Agrícola para a safra 2013/14 terá mais recursos do que os 115 bilhões de reais do período anterior. A presidente também prometeu juros menores aos produtores rurais.

"Eu queria dizer que o Plano Agrícola, tanto o Plano Agrícola e Pecuário de 2013/2014 quanto o da Agricultura Familiar - e este ano nós anunciaremos ambos até maio - terão mais recursos do que este ano (2012/2013)", disse a presidente em Cascavel (PR), durante cerimônia de entrega de retroescavadeiras para cidades do Paraná.

Dilma afirmou que o Plano da Agricultura Familiar, que na safra 2012/13 teve 18 bilhões de reais, também será ampliado.

"Eu acho que o que marca esses planos são duas coisas. Primeiro, ampliação de recursos; segundo, aquela que eu já disse, que é a redução de juros", disse a presidente.

"Porque sem essas duas questões fica muito difícil para o produtor fazer face às suas necessidades, fornecer tanto para o nosso mercado doméstico como para o mercado internacional", acrescentou.

Dilma afirmou que seu governo estabelece uma "parceria cada vez mais intensa" com o setor agropecuário e que a política de redução de juros para o setor será mantida.

"Nós construímos uma política de crédito, de juros baixos para máquinas e equipamentos, que agora nós estamos talvez na fase mais avançada dessa política", disse.

"É inequívoco que sem financiamento é muito difícil você fazer com que os agricultores tenham acesso a máquinas e equipamentos agrícolas", acrescentou.