IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

McDonald's tem queda acima do esperado nas vendas em janeiro

08/02/2013 13h06

8 Fev (Reuters) - O McDonald's disse nesta sexta-feira que as vendas em janeiro em restaurantes abertos no mundo todo caíram 1,9 por cento, uma queda mais forte que a esperada em um momento em que a rede de fast-food luta para atrair consumidores.

O McDonald's alertou, no mês passado, que as vendas no conceito "mesmas lojas" --que considera os restaurantes abertos há pelo menos 13 meses-- cairiam. Analistas consultados pela Consensus Metrix esperavam um declínio de 1,1 por cento.

A rede de fast-food espera que o crescimento das vendas e do lucro sejam pressionados no curto prazo, já que consumidores estão gastando mais cautelosamente diante do crescimento econômico medíocre na maioria dos principais mercados.

As vendas em fevereiro serão afetadas em cerca de 3 pontos percentuais porque o mesmo período de 2012 incluía um dia extra, disse o McDonald's. Em fevereiro de 2012, as vendas cresceram 7,5 por cento.

As vendas comparáveis na Europa caíram 2,1 por cento no mês passado, com fraqueza na Alemanha e França. Analistas esperavam um ligeiro aumento próximo a 0,1 por cento.

Nos Estados Unidos, a queda foi de 0,9 por cento, excedendo a expectativa de analistas de um declínio de 0,3 por cento.

As regiões Ásia/Pacífico, Oriente Médio a África tiveram declínio de 9,5 por cento.

(Reportagem de Lisa Baertlein em Los Angeles e Jessica Wohl em Chicago)