IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Ações asiáticas se recuperam após Bernanke acalmar as tensões

Por Chikako Mogi

27/02/2013 08h14

TÓQUIO, 27 Fev (Reuters) - As ações asiáticas se recuperaram nesta quarta-feira, desenvolvendo força suficiente com os dados sólidos dos Estados Unidos e a rededicação do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, ao estímulo monetário para levar o impasse político na Itália adiante.

Às 7h54 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,43% após queda de 1,2% para uma mínima de sete semanas na sessão anterior, liderado por um aumento de 0,66 por cento nas ações australianas.

"Com eventos durante a noite nos EUA fornecendo tranquilidade, o índice australiano foi capaz de novamente avançar," disse Tim Waterer, operador da CMC Markets.

O chairman do Fed, Ben Bernanke, defendeu fortemente a compra de títulos pelo banco central norte-americano perante o Congresso na terça-feira, acalmando as preocupações de que autoridades monetárias podem estar ficando receosas.

As eleições italianas, por sua vez, não deram maioria para nenhum partido político, apresentando a ameaça de uma instabilidade prolongada na terceira maior economia da zona do euro e possivelmente reiniciando a atual crise de dívidas do bloco.

O índice acionário Nikkei do Japão fechou em baixa de 1,27%, uma vez que o iene se firmou e prejudicou exportadores.

O índice de Seul encerrou em alta de 0,2%. O mercado subiu 0,25% em Hong Kong e a Bolsa de Taiwan ganhou 0,22%, enquanto o índice referencial de Xangai avançou 0,87%. Cingapura avançou 0,21%.

(Reportagem adicional de Thuy Ong em Sydney)