Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

E.ON acerta aumento de participação na MPX, diz jornal

Da Reuters, em São Paulo

15/03/2013 18h50

As linhas gerais de um acordo para aumento da participação da alemã E.ON no capital da MPX Energia foi fechado nesta sexta-feira (15), informou a agência de notícias do jornal Valor Econômico.

Segundo a reportagem, a E.ON vai comprar metade da fatia de 53,9% no capital da MPX detida pelo empresário Eike Batista. Com isso, a participação da empresa alemã subiria dos atuais 11,7% para 38,65%.

Ainda segundo a reportagem, o preço estabelecido para cada ação de Eike é de R$ 12. O papel da MPX fechou esta sexta-feira cotado a R$ 10,66, com baixa de 1,75%.

Em outra operação, segundo o Valor, a MPX receberia um aumento de capital que permitiria a entrada na companhia do BTG Pactual, de André Esteves, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para completar, Eike e E.ON cederiam direitos de subscrição em um aumento de capital da MPX aos dois bancos, sendo diluídos, conforme o Valor. Isso porque a empresa alemã não quer ter mais 35% das ações da MPX para evitar precisar consolidar a dívida da companhia no seu balanço.

Consultados, BTG Pactual, EBX (holding de Eike) e BNDES disseram que não iriam comentar o assunto.

A EBX e o BTG Pactual anunciaram na semana passada parceria envolvendo assessoria financeira, linhas de crédito e futuros investimentos de capital de longo prazo para projetos do grupo, que vinha enfrentando crescente desconfiança por parte do mercado diante de atrasos em projetos e resultados abaixo do esperado.