Arrecadação federal soma R$98,713 bi em abril, segundo Receita
BRASÍLIA, 21 Mai (Reuters) - O governo federal arrecadou 98,713 bilhões de reais em impostos e contribuições em abril, informou a Receita Federal nesta terça-feira.
O número representa alta real de 0,07 por cento sobre igual mês do ano passado e, na comparação mensal, a expansão foi de 23,3 por cento, esta a primeira variação positiva depois de dois meses seguidos de queda.
Pesquisa Reuters mostrou que, pela mediana dos analistas consultados, a arrecadação somaria 96 bilhões de reais no mês passado.
O recolhimento de tributos foi em abril influenciado pelo pagamento trimestral da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que apresentou alta real de 1,1 por cento em abril sobre um ano antes, somando 5,830 bilhões de reais.
No acumulado do ano, a arrecadação geral continua fraca, somando 370,444 bilhões de reais, com queda real de 0,34 por cento sobre janeiro a abril de 2012, indicando cenário frágil e sem perspectiva de recuperação mais forte.
A despeito desse fator que sazonalmente eleva o resultado do quarto mês do ano, o baixo ritmo de crescimento da economia e as desonerações elevadas, estimadas neste ano em 70 bilhões de reais neste ano, continuam afetando os resultados da arrecadação federal.
De acordo com a Receita Federal, as desonerações tributárias de 6,668 bilhões de reais e a arrecadação 5,854 bilhões de reais menores sobre tributos que incidem sobre lucro das empresas foram os principais responsáveis pelo recuo da arrecadação nos primeiro quadrimestre deste ano.
(Por Luciana Otoni)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.