IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Confiança empresarial alemã atinge maior nível em 1 ano e meio

22/11/2013 10h35

Por Michelle Martin

BERLIM, 22 Nov (Reuters) - A confiança empresarial da Alemanha alcançou em novembro o nível mais forte em um ano e meio, sugerindo que a maior economia da Europa está ganhando fôlego conforme o ano vai chegando ao fim, depois de ter crescido a uma taxa modesta de 0,3 por cento no terceiro trimestre.

O instituto de pesquisa Ifo, com sede em Munique, informou nesta sexta-feira que seu índice de clima de negócios, com base em uma pesquisa mensal junto a cerca de 7 mil empresas, subiu para 109,3, superando a expectativa em pesquisa da Reuters de 107,7 e acima até mesmo da estimativa mais alta de leitura de 108,5.

"As empresas superaram os leves contratempos do mês passado de modo impressionante e estão contando com a recuperação", disse o economista Joerg Zeuner, do grupo bancário estatal KfW.

A pesquisa ZEW mostrou nesta semana a confiança do investidor no nível mais alto em quatro anos e a pesquisa Índice dos Gerentes de Compras (PMI) mostrou que a expansão do setor privado está ganhando impulso.

Isso sugeriu que a economia pode crescer 0,5 por cento no quarto trimestre --mas economistas alertam que os indicadores futuros não foram corroborados por dados mais fortes como a produção e o Produto Interno Bruto (PIB).

O relatório do instituto Ifo mostrou que as empresas têm as expectativas mais altas desde a primavera (no hemisfério norte) de 2011 e estavam com o maior nível de otimismo sobre sua condição atual desde junho de 2012. Mais da metade das empresas blue chips alemãs divulgaram resultados melhores que o esperado nas últimas semanas.

(Reportagem de Michelle Martin)