Demanda chinesa por petróleo deve crescer cerca de 4% em 2014--Sinopec
XANGAI, 22 Nov (Reuters) - A demanda chinesa por petróleo deve subir em média 3,8 por cento ao ano em 2014 e 2015, puxada pelo consumo de combustíveis para transporte, disse um pesquisador sênior da Sinopec, importante refinaria asiática.
A China tem sido o motor da demanda mundial de petróleo nos últimos dez anos, sendo responsável por quase metade do crescimento total, mas a moderação do consumo pode pesar sobre os mercados de petróleo.
"O combustível utilizado para o transporte será o principal motor para o consumo nacional de petróleo, uma vez que as vendas de automóveis da China devem continuar crescendo em um ritmo acelerado ao longo da próxima década", disse Mao Jiaxiang, vice-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica e Tecnologia da Sinopec, durante uma conferência da indústria na noite de quinta-feira.
A Sinopec Corp é a maior refinaria da Ásia.
O ritmo de crescimento da demanda chinesa por petróleo caiu para a mínima de quatro anos em 2012, a 4,5 por cento, e a desaceleração da economia tem pesado sobre o consumo neste ano.
No primeiro semestre do ano, a demanda implícida subiu somente 3,4 por cento em relação ao mesmo período de 2012, de acordo com cálculos da Reuters.
(Reportagem de Judy Hua e Fayen Wong)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.