IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa despenca 3% com cena eleitoral e reverte ganhos no mês

21/10/2014 11h43

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A Bovespa embarca no segundo pregão de queda nesta terça-feira, revertendo fortemente os ganhos acumulados no mês, após pesquisa do instituto Datafolha mostrar a presidente Dilma Rousseff (PT) em vantagem numérica contra Aécio Neves (PSDB) no segundo turno da corrida presidencial, embora ainda em situação de empate técnico.

Às 11h40, o Ibovespa despencava 3,36 por cento, a 52.478 pontos, pressionado principalmente pelas ações de empresas com participação estatal e bancos, que têm reagido à dinâmica eleitoral, entre elas as ações da Petrobras e do Banco do Brasil, além dos bancos privados Itaú e Bradesco. O volume financeiro no pregão alcançava cerca de 2,6 bilhões de reais.

Com o declínio nesta manhã, o principal índice da bolsa paulista passou a acumular perdas de cerca de 3 por cento em outubro, revertendo o ganho de 0,34 por cento contabilizado até a véspera. Até a semana passada, o Ibovespa chegou a acumular no mês elevação superior a 7 por cento. No ano, o índice ainda registra acréscimo de 2 por cento.

De acordo com o Datafolha, Dilma passou a 52 por cento dos votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos), ante 49 por cento em levantamento anterior, enquanto Aécio foi a 48 por cento (ante 51 por cento), segundo pesquisa amplamente aguardada, divulgada na segunda-feira. Também na véspera CNT/MDA e Vox Populi mostraram Dilma com vantagem numérica.

"O mercado ficou assustado com o Datafolha e está colocando uma probabilidade elevada da Dilma ganhar. A reação negativa é porque há uma percepção de haverá mais do mesmo, de inflação em alta e baixo crescimento. Isso é ruim para as empresas. Não vendem e ainda têm os custos elevados", disse o gestor Joaquim Kokudai, da Effectus Investimentos.

Nesta terça-feira, a agenda doméstica mostrou que a prévia da inflação oficial do Brasil subiu 0,48 por cento em outubro, permanecendo acima do teto da meta em 12 meses.

Dados mostrando que a China cresceu no terceiro trimestre no ritmo mais fraco desde a crise financeira não animavam. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu 7,3 por cento entre julho e setembro sobre o ano anterior - acima da projeção de 7,2 por cento de analistas, mas abaixo dos 7,5 por cento vistos no segundo trimestre.

Os papéis da Vale, que costumam reagir ao noticiário chinês, apuravam queda ao redor de 1 por cento.

Da cena corporativa, a Gafisa divulgou na véspera dados operacionais e revisou para baixo a estimativa de lançamento de imóveis residenciais de média e alta renda neste ano, enquanto a Even reportou queda nos lançamentos e nas vendas no terceiro trimestre.

O analista Luiz Mauricio Garcia, do Bradesco BBI, atualizou estimativas para as construtoras residenciais e corretoras de imóveis do Brasil para o próximo ano, avaliando que o cenário para a indústria continua incerto.

A associação que representa o setor de materiais de construção, a Abramat, revisou nesta manhã sua previsão para as vendas reais para queda de 4 por cento em 2014, ante estimativa anterior de alta de 0,5 por cento.

Papéis do setor siderúrgico também se deparavam com noticiário desfavorável. A venda de aços planos por distribuidores do Brasil caiu cerca de 12 por cento em setembro sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados do setor divulgados pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) a analistas.

As ações da Gol também despencavam com a alta do dólar ante o real, mesmo após a divulgação de que a demanda doméstica por transporte aéreo no Brasil subiu 3 por cento em setembro ante o mesmo mês de 2013, conforme Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

O dólar em alta, por sua vez, ajudava as ações de empresas como Fibria, Suzano, Embraer e Braskem, que têm receita com exportações, a se valorizarem, destoando da tendência geral da bolsa paulista.

Fora do Ibovespa, a ação da Ouro Fino Saúde Animal registrava alta de 0,9 por cento, a 27,25 reais, no primeiro dia de negociação na Bovespa nesta terça-feira, na única estreia de uma empresa brasileira na bolsa até o momento em 2014. A empresa precificou sua oferta de ações no topo da faixa estimada na véspera.