IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fed de Filadélfia nomeia Patrick Harker para suceder Plosser

02/03/2015 16h19

(Reuters) - O Federal Reserve de Filadélfia nomeou nesta segunda-feira Patrick Harker, um de seus diretores e presidente da Universidade de Delaware, como seu presidente e novo diretor do banco central norte-americano.

Harker, que tem 56 anos de idade, assumirá o posto em 1º de julho sucedendo Charles Plosser, eloquente autoridade linha-dura do Fed que se aposentou no domingo após mais de oito anos na posição.

Relativamente desconhecido na cena econômica nacional, harker participava do comitê do Fed de Filadélfia que conduziu a busca por um novo presidente. Uma porta-voz da regional disse que ele se afastou do processo quando se tornou um candidato, mas não deu mais detalhes.

Harker, que viveu toda sua vida na Pennsylvania e no Estado vizinho Delaware, junta-se ao banco central norte-americano num momento em que o Fed parece pronto para elevar os juros após mais de seis anos de expansão monetária sem precedentes. Globalmente, os mercados estão focados no momento e na trajetória das altas de juros à medida que se aproxima o meio do ano.

Uma avaliação inicial dos estudos publicados por Harker dá poucos sinais de suas tendências. No início de 2013, ele disse em discurso que a recuperação econômica lenta devia-se em parte à confiança do consumidor machucada e "impasses" entre aqueles que decidem a política fiscal e que a recuperação traria ajustes necessários ao mercado de trabalho.