IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Regulador dos EUA processa Kraft e Mondelez por manipulação do mercado de trigo

01/04/2015 19h08

WASHINGTON (Reuters) - O órgão que regula as negociações dos mercados futuros nos Estados Unidos, o Commodity Futures Trading Commission (CFTC), acusou nesta quarta-feira as gigantes do setor de alimentação Kraft Foods e Mondelez de manipulação dos preços do trigo usado na fabricação de produtos como os biscoitos Oreo.

O regulador afirmou que a Kraft a Mondelez compraram 90 milhões de dólares em contratos futuros de trigo, ou o equivalente ao abastecimento de seis meses, mas nunca planejaram receber a entrega deste trigo.

As duas empresas então ganharam mais de 5,4 milhões de dólares em lucros após o mercado repercutir nos preços uma reação a essa enorme posição comprada, disse a CFTC.

O órgão disse que pediu um mandado judicial contra violações futuras das duas companhias, além de ressarcimento e multas.

A Kraft disse que não espera que a questão tenha impacto financeiro significativo e que a Mondelez International deveria arcar com a maior partes dos custos da ação.

A acusação concentrou-se principalmente em negócios que ocorreram antes da separação entre Kraft e Mondelez, disse a Kraft.

A Mondelez não quis comentar.

(Por Douwe Miedema)