IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Triunfo vende 2 hidrelétricas e comercializadora à chinesa Três Gargantas por cerca de R$2 bi

25/08/2015 09h24

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho de Administração da companhia de infraestrutura Triunfo aprovou a venda de duas usinas hidrelétricas e de sua comercializadora de energia para a China Three Gorges em uma operação que pode chegar a quase 2 bilhões de reais.

A Triunfo vai vender ao grupo chinês as usinas de Salto, em Goiás, com capacidade instalada de 116 megawatts, e Garibaldi, em Santa Catarina, de 192 MW. O negócio inclui ainda a comercializadora Triunfo Negócios de Energia.

Segundo o grupo brasileiro que atua também em rodovias, portos e aeroportos, a China Three Gorges (Três Gargantas), vai pagar 970 milhões de reais na conclusão da venda e assumir 770,4 milhões de reais em dívidas dos ativos. Além disso, a operação prevê potencial pagamento de 148,5 milhões de reais dependendo do atingimento de metas acertadas entre os dois grupos.

A Triunfo vai usar os recursos para "redução da alavancagem e fortalecimento da liquidez financeira", afirmou a empresa em comunicado ao mercado.

Com o negócio, a Triunfo ficará na área de energia apenas com a operação da hidrelétrica Três Irmãos, com potência de 807,9 MW em São Paulo, que passou para o grupo em outubro do ano passado.

Além disso, com a compra dos ativos da Triunfo, a capacidade do grupo Três Gargantas no Brasil vai crescer de 687 MW para cerca de 1.000 MW, incluindo usinas eólicas.

(Por Alberto Alerigi Jr.)