Confiança do consumidor interrompe 6 quedas e avança em novembro, diz FGV
SÃO PAULO (Reuters) - A confiança do consumidor brasileiro interrompeu seis meses de queda e subiu 1,3% em novembro na comparação com o mês anterior, com destaque para a melhora nas expectativas.
A Fundação Getulio Vargas informou nesta quarta-feira (25) que o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC) atingiu 76,7 pontos em novembro, contra 75,7 pontos em outubro.
O Índice de Expectativas teve alta de 2,1%, a 82,8 pontos. Já o Índice da Situação Atual (ISA) ganhou 0,2% em novembro e foi a 65,8 pontos.
"Os consumidores melhoraram suas perspectivas com relação ao futuro econômico. Mesmo com essa recuperação, as vendas de Natal parecem estar comprometidas, pois a intenção de compras de bens duráveis atingiu em novembro o menor nível da série, influenciada pela piora da percepção sobre a situação financeira da família", disse em comunicado a coordenadora da pesquisa, Viviane Seda Bittencourt.
As perspectivas para a economia brasileira continuam em franca deterioração, com economistas consultados na pesquisa Focus do Banco Central projetando retração de 3,15% este ano, em meio a incertezas na área fiscal e forte crise política, com inflação e desemprego elevados.
(Por Camila Moreira)
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