IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC pode olhar efeitos secundários da nova política de preços da Petrobras, diz diretor

Thaís Freitas

14/12/2016 10h59

SÃO PAULO (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana, afirmou nesta quarta-feira que a nova política de preços de combustíveis da Petrobras é positiva para a economia brasileira e "parece" que a visão de observar apenas os efeitos secundários dessas mudanças será uma saída.

"Aquela ideia de um núcleo, de querer olhar apenas para efeitos secundários dessas mudanças, parece que estamos entrando num ambiente com essas características", afirmou o diretor durante evento em São Paulo.

"Mas obviamente ainda é recente essa mudança e ainda é preciso acumular um pouco mais de evidências para poder ter uma conclusão mais confiável", acrescentou.

Segundo ele, ainda é preciso entender mais a dinâmica da economia e da inflação diante da nova política de preços da Petrobras.

"Se você espera que os aumentos e as reduções tenham um componente temporário, não necessariamente vai ficar reajustando os preços", defendeu ele. "Então parece que talvez estejamos caminhando para uma situação em que esse setor passe a se comportar como em outras economias, onde os preços dos combustíveis já flutua com mais frequência, mais natural".