IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tanure sinaliza apoio à proposta a ser apresentada pela AGU para Oi, diz fonte do governo

Por Leonardo Goy

01/11/2017 21h11

BRASÍLIA (Reuters) - O empresário Nelson Tanure, um dos principais acionistas da Oi, sinalizou que apoiará a proposta que deverá ser apresentada pela Advocacia Geral da União (AGU) para solucionar a dívida da operadora em recuperação judicial com credores públicos, como a Agência Nacional de Telecomunicações, disse uma fonte do governo a par do assunto.

A sinalização ocorreu durante reunião do empresário com a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, nesta quarta-feira, disse a fonte.

Na reunião de mais de duas horas, Tanure detalhou à ministra a última versão do plano de recuperação apresentado no mês passado pela empresa e ouviu da ministra os cenários que estão sendo analisados pelo grupo de trabalho do governo liderado pela AGU. Procurada, fonte próxima ao empresário confirmou a informação, mas não deu detalhes.

A expectativa é de que uma proposta que está sendo preparada pela AGU seja apresentada na próxima semana, a tempo de ser debatida na assembleia de credores, marcada para 10 de novembro.

Segundo uma fonte da Oi próxima das discussões, o plano deverá conter um aumento de 3 bilhões para 4 bilhões de reais na proposta de capitalização da operadora, a ser bancado pelos atuais acionistas e detentores de bônus da operadora. Novas linhas de financiamento também estariam sendo discutidas, disse a fonte.

"Evoluíram na proposta, está próximo do plano que a Oi arquivou na justiça", afirmou a fonte, acrescentando que as dívidas de 11 bilhões de reais com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) poderão ser parceladas.

Mais cedo nesta quarta-feira, Grace Mendonça recebeu executivos da China Telecom e do fundo TPG, que, segundo a fonte do governo, manifestaram interesse em investir na Oi.

Grace retoma na segunda-feira as reuniões sobre a Oi. Segundo a AGU, às 9h30 da segunda?feira ela recebe o presidente da Oi, Marco Schroeder, e, às 10h, o grupo de trabalho do governo que trata do assunto. À tarde, deve ter conversas com acionistas da operadora.

(Com reportagem de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)