Mercado acionário da China sobe com empresas de consumo e saúde
XANGAI/SYDNEY (Reuters) - O mercado acionário da China terminou em alta nesta segunda-feira uma vez que os robustos ganhos das empresas de consumo e de saúde ajudaram o mercado a recuperar as perdas anteriores após restrições de Pequim terem pesado sobre os setores bancário e imobiliário.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,72 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,52 por cento.
AS empresas de consumo e saúde lideraram os ganhos com a Yonghui Superstores saltando 8,6 por cento para uma nova máxima, liderando o avanço de 2,9 por cento do setor de consumo.
O índice das empresas de saúde avançou 3,5 por cento e atingiu o nível mais alto desde seu lançamento em 2005, liderado pela Jiangsu Hengrui Medicine, que chegou a nova máxima.
"Os ganhos robustos nesses líderes setoriais refletem uma mudança na filosofia de investimento que dá mais atenção a fundamentos sólidos", disse Yan Kaiwen, analista da China Fortune Securities.
Mas o setor bancário ampliou as perdas, depois que o banco central chinês apresentou estratégia para impedir uma futura crise financeira, buscando reduzir a alavancagem corporativa e eliminar empresas "zumbis".
O setor imobiliário também caiu 1,7 por cento com as notícias de que Pequim apertou os controles para pagamentos dos compradores e criou um novo produto de empréstimo para promover o mercado de aluguéis.
Já o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha variação positiva de 0,01 por cento às 7h28 (horário de Brasília).
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,04 por cento, a 22.548 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,02 por cento, a 28.596 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,52 por cento, a 3.389 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,72 por cento, a 4.021 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,33 por cento, a 2.549 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,13 por cento, a 10.786 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,01 por cento, a 3.381 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,10 por cento, a 5.953 pontos.
(Reportagem de Luoyan Liu, John Ruwitch e Swati Pandey)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.