IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Setor industrial da zona do euro ganha impulso em novembro

02/12/2013 09h21

A recuperação do setor manufatureiro da zona do euro ganhou novo impulso em novembro. O índice que mede o desempenho dessa atividade foi para 51,6, depois de marcar 51,3 em outubro. A estimativa inicial se situou em 51,5, conforme pesquisa da Markit Economics. É o maior nível desde junho de 2011.

"A pesquisa de novembro sobre o setor manufatureiro traz boas notícias de maneira geral, mas sugere que ainda há muito com o que se preocupar em termos de saúde da economia da zona do euro", comentou o economista-chefe da consultoria Markit, Chris Williamson.

O levantamento mostrou que a indústria da Alemanha, Itália, Holanda, Áustria e Irlanda teve expansão em novembro. A Grécia, por sua vez, registrou o primeiro crescimento na produção manufatureira em quadtro anos. Na França e Espanha, contudo, houve contração.

No caso da Alemanha, o setor industrial registrou o maior nível em quase dois anos e meio. O índice que mede o comportamento desse segmento passou de 51,7 em outubro para 52,7 um mês depois.

Na França, o indicador teve a leitura mais baixa em cinco meses, ao se situar em 48,4, vindo de 49,1 em outubro. Há 21 meses consecutivos, o índice está abaixo de 50, que implica recuo da atividade.

Fora da zona do euro, a indústria do Reino Unido segue avançando, com o índice indo a 58,4 em novembro, depois dos 56,5 um mês antes, a melhor marca desde fevereiro de 2011.