IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumo de energia cai 5% na 1ª quinzena de abril, aponta CCEE

16/04/2015 18h10


O consumo de energia elétrica caiu 5% na primeira quinzena de abril em relação ao mesmo período de 2014, para 57,4 mil MW médios, apontam dados preliminares divulgados nesta quinta-feira pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Pela primeira vez, a demanda dos consumidores do mercado cativo mostrou recuo na comparação anual. O volume consumido por esses clientes, atendidos pelas distribuidoras, foi de 42,9 mil MW médios, com declínio de 5%.

Abril foi o primeiro mês em que os consumidores já sentiram o impacto de reajustes extraordinários médios de 39% na conta de luz. Os dados de consumo têm sido acompanhados com atenção porque o governo conta com a queda na demanda por energia para ajudar a evitar um racionamento neste ano.

Entre os consumidores livres, que tem contratos diretos com os geradores, a demanda por energia recuou 6,4% na primeira quinzena deste mês, para 14,5 mil MW médios. Essa classe de clientes, que concentra muitas indústrias e grandes comércios, já vem apresentando declínio no consumo energético desde o ano passado.