IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expectativa do consumidor segue no menor nível em 14 anos

27/05/2015 12h41

Embora as perspectivas em relação à inflação e ao desemprego tenham melhorado em maio, os brasileiros continuam pessimistas. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) caiu 0,3% e alcançou 98,7 pontos neste mês, em relação a abril. Na comparação com maio do ano passado, houve queda de 8,3%.

"O resultado mantém o índice no menor valor desde junho de 2001", informa a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta quarta-feira (27).

O indicador de expectativa de inflação aumentou 3,1%, enquanto o de expectativa de desemprego subiu 2,7% frente a abril. Conforme a metodologia da pesquisa, a alta dos dois indicadores mostra que subiu o número de pessoas que espera a queda da inflação e do desemprego nos próximos seis meses.

Mesmo assim, ambos estão muito abaixo do registrado em maio do ano passado, o que confirma que, mesmo com a leve melhora deste mês, muita gente ainda acredita no aumento da inflação e do desemprego.

A pesquisa mostra ainda que a população tem uma avaliação mais negativa da situação financeira e pretende reduzir as compras de maior valor. O indicador de situação financeira caiu 1% e o de compras de maior valor recuou 4,4% em relação a abril.

Feita em parceria com o Ibope Inteligência, esta edição do Inec ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios, entre 14 e 18 de maio.