Em resposta à Apple, Spotify diz ter 20 milhões de assinantes
Dois dias depois de a Apple lançar o seu aguardado serviço de música por assinatura, a companhia iniciante sueca Spotify, que é o principal nome do setor, resolveu dar uma resposta à gigante. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a empresa se gaba de ter mais de 20 milhões de assinantes - que pagam, em média, US$ 10 cada um pelo serviço.
A Spotify também disse ter 75 milhões de usuários cadastrados. Os não-pagantes podem ouvir músicas no formato de rádio, com propaganda entre as canções.
Os números divulgados hoje indicam que a Spotify praticamente dobrou sua base de usuários nos últimos seis meses. No fim de 2014, eram 10 milhões de assinantes e 40 milhões de cadastrados. "É praticamente um novo usuário adicionado a cada três segundos no último ano", escreveu a companhia em seu site. A Spotify também afirma ter pago mais de US$ 3 bilhões em direitos autorais pelas músicas executadas. Deste total, US$ 300 milhões foram gastos nos primeiros três meses do ano.
O pagamento de royalties é uma questão polêmica para a companhia. Vários artistas já se manifestaram publicamente contra a política da empresa. No ano passado, a americana Taylor Swift retirou suas músicas do catálogo do Spotify.
Mais isso não parece ser um problema para a Spotify. Em sua mais recente rodada de captação de investimento, a empresa levantou US$ 526 milhões. Seu valor de mercado alcança US$ 8,53 bilhões.
O Apple Music estará disponível a partir de outubro, quando a companhia lançar a nova versão de seus sistema operacional para dispositivos móveis, o iOS 9. O valor da assinatura será os mesmos US$ 10 do Spotify. Também haverá uma opção de US$ 15, para famílias.
O serviço é baseado na compra da fabricante de fones de ouvidos Beats no ano passado, por US$ 3 bilhões. Com o novo serviço, a Apple tenta driblar a tendência de queda nas vendas de música no formato de download, modelo da loja virtual iTunes.
No ano passado, a receita dos serviços de música pela internet praticamente triplicou de tamanho, chegando a US$ 3 bilhões, quase o mesmo valor do mercado de downloads (US$ 3,5 bilhões).
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