Aviões a jato são mais comuns hoje, mas os turboélices, como o ATR-72, ainda são amplamente utilizados.
Preocupações com Turboélices: Algumas pessoas têm receio em voar em turboélices por parecerem mais antigos e menos seguros em comparação com os jatos.
Escolha por Turboélices: A escolha por usar turboélices se baseia na quantidade de passageiros e na rota, não sendo sinônimo de tecnologia ultrapassada.
Utilização dos Turboélices: Turboélices são ideais para rotas mais curtas e pistas de pouso mais complicadas, especialmente em aeroportos regionais com infraestrutura reduzida.
Divulgação/Algar Aviation
Eficiência e Economia: Turboélices consomem menos combustível que jatos em voos curtos, apesar da velocidade e altitude menores.
Capacidade dos Modelos Turboélice: No Brasil, os modelos ATR-42 e ATR-72 são comuns, com capacidade para até 50 e 74 passageiros, respectivamente.
Comparação de Consumo de Combustível: Em um voo hipotético de 225 km, um ATR-72 consome 708 kg de combustível em 61 minutos, enquanto um jato E-195 consome 1.490 kg em 38 minutos.
Vibração e Turbulência: Turboélices tendem a balançar mais por voarem mais baixo, mas não enfrentam turbulências significativas se as condições climáticas forem favoráveis.
Tecnologia Avançada: As tecnologias dos aviônicos e das cabines dos turboélices são tão modernas quanto as dos aviões a jato, com sistemas eletrônicos e de proteção similares.
Curiosidades sobre Turboélices: As pás dos motores do ATR-72 têm quase 4 metros de diâmetro, e os turboélices possuem turbinas que diferem significativamente de aviões menores movidos a pistão.
Para mais informações, acesse a coluna Todos a Bordo, do UOL Economia.