Jato ou turboélice: Qual avião é mais seguro para voar?

Por Alexandre Saconi

Aviões a jato são mais comuns hoje, mas os turboélices, como o ATR-72, ainda são amplamente utilizados.

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Preocupações com Turboélices: Algumas pessoas têm receio em voar em turboélices por parecerem mais antigos e menos seguros em comparação com os jatos.

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Escolha por Turboélices: A escolha por usar turboélices se baseia na quantidade de passageiros e na rota, não sendo sinônimo de tecnologia ultrapassada.

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Utilização dos Turboélices: Turboélices são ideais para rotas mais curtas e pistas de pouso mais complicadas, especialmente em aeroportos regionais com infraestrutura reduzida.

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Eficiência e Economia: Turboélices consomem menos combustível que jatos em voos curtos, apesar da velocidade e altitude menores.

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Capacidade dos Modelos Turboélice: No Brasil, os modelos ATR-42 e ATR-72 são comuns, com capacidade para até 50 e 74 passageiros, respectivamente.

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Comparação de Consumo de Combustível: Em um voo hipotético de 225 km, um ATR-72 consome 708 kg de combustível em 61 minutos, enquanto um jato E-195 consome 1.490 kg em 38 minutos.

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Vibração e Turbulência: Turboélices tendem a balançar mais por voarem mais baixo, mas não enfrentam turbulências significativas se as condições climáticas forem favoráveis.

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Tecnologia Avançada: As tecnologias dos aviônicos e das cabines dos turboélices são tão modernas quanto as dos aviões a jato, com sistemas eletrônicos e de proteção similares.

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Curiosidades sobre Turboélices: As pás dos motores do ATR-72 têm quase 4 metros de diâmetro, e os turboélices possuem turbinas que diferem significativamente de aviões menores movidos a pistão.

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Para mais informações, acesse a coluna Todos a Bordo, do UOL Economia.

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Publicado em 16 de agosto de 2024.

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