Táxis-Aéreos Piratas no Brasil: Uma prática comum, mas arriscada, que envolve o aluguel ilegal de aeronaves para voos particulares.
Exemplos Notáveis: Maiara e Maraisa já foram interditadas por prestação irregular de serviço, e acidentes fatais ocorreram em voos clandestinos.
Thiago Mattos/Brazil News
Empresários alugam aeronaves para voos particulares durante os períodos de ociosidade, reduzindo custos e oferecendo tarifas até 40% mais baixas.
Empresas legais reclamam de competição injusta devido aos altos custos de manutenção e segurança impostos pela Anac.
O número de voos clandestinos aumentou durante a crise econômica, com muitos proprietários buscando lucrar com suas aeronaves.
A Anac enfrenta dificuldades na quantificação e repressão desses serviços ilegais, devido à falta de colaboração dos usuários e à complexidade do mercado.
Acidentes recentes destacam os perigos associados aos táxis-aéreos piratas, com pilotos muitas vezes não qualificados.
DivulgaçãoFervel Auto Socorro
A Anac intensificou a fiscalização e promete reprimir pilotos, proprietários e intermediários envolvidos nessa prática ilegal.
Envolvidos em serviços clandestinos podem enfrentar suspensão de habilitação, perda de certificação e até acusações criminais, incluindo homicídio doloso em caso de acidentes.
A colaboração dos usuários é essencial para investigações eficazes, mas muitos contratam serviços clandestinos sem saber.
Os usuários podem verificar a legalidade de um táxi-aéreo solicitando a matrícula da aeronave e verificando seu status no site da Anac.
A Anac recebe denúncias pelo telefone 163 e através de seu site, facilitando a identificação e repressão de táxis-aéreos piratas.
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