Por que aviões sacodem mesmo com céu claro? Conheça 6 tipos de turbulência

Por Alexandre Saconi

As turbulências em voo são, na maioria das vezes, associadas a dias com tempo ruim, com nuvens carregadas e chuva.

BeyondImages/Getty Images

Mas até mesmo em dias de céu claro é possível que o avião enfrente turbulência pelo caminho.

Getty Images

Durante o voo, o avião balança por conta do movimento irregular do fluxo de ar na atmosfera, algo que pode ocorrer por diversos fatores.

iStock

Quando o piloto acende o aviso de apertar o cinto de segurança e alerta que o avião está prestes a passar por uma área de turbulência, muitos passageiros ainda se assustam.

Kristopher Allison/Unsplash

Na maioria dos casos, os radares meteorológicos do avião conseguem prever com certa antecedência que a aeronave entrará em uma zona de turbulência.

Kenny Eliason/Unsplash

Dependendo da intensidade, o piloto pode até mesmo desviar o caminho. Em outras situações, no entanto, a turbulência surge de maneira inesperada.

BeyondImages/Getty Images

Apesar do incômodo, os aviões são projetados para suportar fortes turbulências. Nos casos mais fortes, no entanto, o passageiro pode ser arremessado do seu assento.

Getty Images/iStockphoto

Por isso, a importância de estar sempre com o cinto de segurança afivelado.

dima_sidelnikov/Getty Images/iStockphoto

Veja, a seguir, os principais tipos de turbulências.

Alex Azabache/Unsplash

Turbulência de céu claro

É a mais imprevisível e não pode ser vista nem mesmo pelos radares meteorológicos dos aviões. São grandes corredores de vento que atingem velocidades acima dos 100 km/h.
Gilitukha/Getty Images/iStockphoto

Turbulência convectiva ou térmica

São as mais comuns e associadas a grande variação de temperatura, de acordo com a altitude. É mais intensa em dias quentes, especialmente no verão e no período da tarde.
Getty Images

Turbulência mecânica

Em áreas montanhosas, o relevo pode desviar o fluxo do ar. Dependendo da altitude do avião, ele pode sofrer turbulência por causa desse fenômeno.
DAVID HAASE/Thomas Cook Airlines

Turbulência frontal

Antes da chegada da frente fria, a temperatura sobe. Quanto mais quente o ar, mais severa será a turbulência. A frente ainda traz chuva e mudança brusca de temperatura.
iStock

Tesoura de vento

Ocorre quando há variação da velocidade ou direção do vento em uma pequena distância. O maior perigo é quando um avião passa por uma tesoura de vento na aproximação do pouso.
William Topa/Unsplash

Esteira de turbulência

Por mais calmo que esteja o ar, quando o avião passa em determinado ponto, ele revira todo o ar atrás dele. É o mesmo que acontece quando um barco se desloca no mar.
Andres Dallimonti/Unsplash
Publicado em 22 de março de 2024.

Veja Também