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Você tem inteligência emocional? Ela é decisiva para carreira de sucesso

14/12/2016 06h00

A inteligência emocional continua tão importante no mercado de trabalho hoje quanto em 1995, quando o psicólogo Daniel Goleman a descreveu.

É bem verdade que tanto a habilidade técnica, quanto a habilidade comportamental, são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional, mas, sem dúvida, o fator que impulsiona sua carreira ou o faz tropeçar é a comportamental.

Há pouco tempo, ser um especialista de qualquer habilidade técnica garantia um trabalho e, até mesmo, segurava um profissional na empresa.

Hoje, tudo mudou.

O mercado de trabalho global vem exigindo mais de candidatos a empregos. E os melhores empregadores do mundo estão em busca dos melhores graduados, mas que também sejam fortes em inteligência emocional.

Claro que o bom desempenho na vida acadêmica ainda importa. Mas, no mercado atual, os melhores empregadores estão em busca de algo a mais: querem graduados com habilidades interpessoais.

O que vocês precisam agora é de inteligência emocional! Para se ter uma ideia, a universidade de Yale, dos EUA, acrescentou um teste de inteligência emocional ao seu processo de admissão.

E como anda a sua inteligência emocional?

Como acontece com o QI, existem diversos modelos teóricos de inteligência emocional.

O que vou apresentar a seguir é o modelo desenvolvido por Daniel Goleman, que irá ajudá-lo a refletir sobre seu próprio conjunto de forças e limites em inteligência emocional. Não se trata exatamente de um teste de inteligência emocional, mas de uma “amostra” para fazê-lo pensar sobre suas próprias competências:

  1. Você costuma estar consciente de seus sentimentos e por que se sente assim?
  2. Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças pessoais, como um líder?
  3. Você consegue lidar bem com suas emoções negativas -por exemplo, recuperar-se rapidamente quando fica contrariado ou tenso?
  4. Você consegue se adaptar facilmente a realidades em mudança?
  5. Você mantem o foco em seus objetivos principais e conhece os passos necessários para chegar lá?
  6. Você normalmente consegue perceber os sentimentos das pessoas com quem interage e entender suas formas de ver as coisas?
  7. Você possui um dom para a persuasão e para usar sua influência com eficácia?
  8. Você consegue conduzir uma negociação a um acordo satisfatório e ajudar a dirimir conflitos?
  9. Você trabalha bem em equipe ou prefere trabalhar sozinho?

O ideal é que respondam “sim” para todas as questões. A inteligência emocional não pode ser comprada, terceirizada ou até mesmo ensinada. Não é de fora para dentro e sim de dentro para fora. Não está atrelada à idade cronológica, tampouco à experiência profissional.

E a boa notícia e que as competências de inteligência emocional podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, tudo depende de sua escolha e disposição em desenvolvê-las.

Para garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho é só ter foco para desenvolver cada vez mais sua habilidade comportamental. Comece hoje seu processo de desenvolvimento!

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