IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

Governador do Amazonas terá que explicar veto a abertura do mercado de gás

Wilson Lima, governador do Amazonas - Maurilio Rodrigues/Secom
Wilson Lima, governador do Amazonas Imagem: Maurilio Rodrigues/Secom

Do Uol, em Brasília

12/05/2020 19h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Tribunal de Contas do estado do Amazonas (TCE-AM) decidiu adotar medidas cautelares contra a decisão do governador Wilson Lima, por ter vetado lei que abre o mercado de gás do estado. Entre as medidas cautelares que constam da representação, o TCE-AM solicitou também apurações sobre a gestão da CIGÁS (Companhia de Gás do Amazônia) nos últimos anos.

Na prática, o Tribunal encampa as duras críticas e reclamações enviadas oficialmente pela Petrobras, BR Distribuidora, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Economia, Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás E Biocombustiveis (IBP) e mais 19 órgãos e entidades.

As entidades defendem que o projeto de lei vetado pelo governador poderia iniciar um novo marco regulatório e traria inúmeros benefícios não só para produtores de petróleo e gás, mas para toda a sociedade amazonense.

Essas gigantes do mercado, como a Petrobras, reclamam há anos das condições hostis do Amazonas para a produção e comercialização dos combustíveis, além de desincentivo a investimentos.

No despacho, assinado pelo conselheiro-relator, Ari Jorge Moutinho da Costa Júnior, há a argumentação de que a abertura do mercado de gás no Estado do Amazonas permitiria "uma competitividade ampla, na capital e nos municípios do interior, valorizando a economicidade, a qualidade do serviço e buscando a efetivação do princípio da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável".

Pela decisão do conselheiro-relator, é concedido o prazo de 5 dias para que o governador se manifeste.