IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

Novo ministro do Turismo pede que estados não voltem com quarentena

Gilson Machado Neto, novo ministro do Turismo, empresta a sanfona ao presidente Jair Bolsonaro - Reprodução/Facebook
Gilson Machado Neto, novo ministro do Turismo, empresta a sanfona ao presidente Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em Brasília

10/12/2020 15h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, e que costuma tocar sanfona nas lives presidenciais, o novo ministro do Turismo, Gilson Machado, divulgou uma nota à imprensa nesta quinta-feira (10) em que faz o apelo para que estados e municípios não retomem a quarentena por conta do coronavírus.

"Aproveito a oportunidade para fazer um apelo às autoridades municipais e estaduais para que não decidam por voltar a fechar as atividades ligadas ao trade do turismo, especialmente no período do Natal. Não podemos implementar lockdown novamente pois o setor não aguenta", diz a nota.

Apesar de o presidente dizer que o país está chegando ao fim da pandemia, os casos no Brasil estão crescendo e nesta quinta o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção da doença no Brasil.

Na nota à imprensa, o novo ministro diz que recebe com muita honra "a missão" de assumir a pasta. "Sei exatamente o tamanho da responsabilidade, mas não me faltam coragem e vontade de contribuir com o meu país".

Machado, que antes estava no comando da Embratur, agradeceu seu antecessor, Marcelo Álvaro Antônio, que foi demitido ontem, após chamar o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) de traíra no grupo de WhatsApp dos ministros.

"Neste momento em que assumo o Ministério do Turismo, agradeço ao meu antecessor, Marcelo Álvaro, pelo apoio que me deu durante todo o tempo em que estive na Embratur e também o parabenizo por seu trabalho em prol do turismo brasileiro", diz.

O novo ministro afirma ainda que considera o Ministério do Turismo uma das pastas "mais importantes da Esplanada". "Cuidarei das políticas públicas relativas à atividade, com especial atenção àqueles que têm no turismo a sua labuta diária e dele tiram o sustento de suas famílias e com foco na retomada segura desta atividade que emprega milhares de brasileiros de norte a sul do país de maneira direta ou indireta", afirma.

Lei a íntegra da nota:

"Foi com muita honra que recebi do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, a missão de assumir o Ministério do Turismo. Sei exatamente o tamanho da responsabilidade, mas não me faltam coragem e vontade de contribuir com o meu país.
O Brasil tem um potencial gigante para o turismo e sabemos do desafio que vamos enfrentar, mas isso não me assusta, pois como Coordenador na transição do Grupo Temático do Turismo, Secretário Nacional de Ecoturismo e Presidente da Embratur, sempre trabalhei incansavelmente para tornar a atividade um dos principais vetores de crescimento da economia brasileira. E como principal entusiasta encontrei ninguém menos que o próprio presidente Bolsonaro. Nesta pasta, que considero uma das mais importantes da Esplanada, cuidarei das políticas públicas relativas à atividade, com especial atenção àqueles que têm no turismo a sua labuta diária e dele tiram o sustento de suas famílias e com foco na retomada segura desta atividade que emprega milhares de brasileiros de norte a sul do país de maneira direta ou indireta.
Neste momento em que assumo o Ministério do Turismo, agradeço ao meu antecessor, Marcelo Álvaro, pelo apoio que me deu durante todo o tempo em que estive na Embratur e também o parabenizo por seu trabalho em prol do turismo brasileiro.
Quanto à Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, muito me alegra saber que será presidida por Carlos Brito, quadro técnico da mais alta qualidade da instituição e que já era Diretor de Gestão Corporativa da Agência.
Tenho profunda gratidão por ter a oportunidade de ajudar meu país, um país que foi arquitetado para dar certo, e fazer parte de um governo que constrói um legado e recupera a confiança e autoestima de uma nação.
Aproveito a oportunidade para fazer um apelo às autoridades municipais e estaduais para que não decidam por voltar a fechar as atividades ligadas ao trade do turismo, especialmente no período do Natal. Não podemos implementar lockdown novamente pois o setor não aguenta. O governo federal fez seu dever de casa e o Ministério do Turismo foi exemplo ao informar todo o país sobre quais são as melhores práticas sanitárias para evitar a disseminação do coronavírus. Também em virtude das articulações do governo federal, foram aprovadas Medidas Provisórias que protegeram os empregos dos brasileiros neste período difícil. Sabemos que o nosso maior ativo é o capital humano. Por ser, também, um operador do Turismo, sei especialmente disso.
Nós não teremos apenas uma recuperação econômica. Teremos a melhor recuperação econômica possível por causa do turismo. Para isso, faço este apelo: não podemos fechar o trade novamente.
Encerro agradecendo a confiança do presidente Bolsonaro e reafirmo o meu compromisso de lealdade com ele e com meu país."