Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Governo contabiliza até 300 votos na Câmara para aprovar autonomia do BC
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O novo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), terá o seu primeiro teste nesta terça-feira (9), na votação do projeto que prevê a autonomia do Banco Central. Ontem (8), ele chegou a um acordo com líderes para que a matéria avance e pautou o tema para hoje.
No governo, também há bastante otimismo em relação à aprovação da matéria. Apesar de evitar um placar, há quem acredite que aprovação pode chegar à marca de 300 votos, mesmo patamar que levou Lira à presidência.
A autonomia do BC está entre as prioridades do governo, mas ainda falta aprovação do Orçamento, que precisa de sessão do Congresso. A matéria, que já foi aprovada pelo Senado no fim do ano passado, enfrenta uma resistência menor dos parlamentares do que as reformas administrativa e tributária, por exemplo.
Almoço-reunião
Para afinar os últimos detalhes da medida e alinhar o discurso com o governo, Lira almoçará com líderes e ministros hoje na residência oficial do presidente da Câmara.
Irão participar do almoço os ministros da Economia, Paulo Guedes; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Guedes e Ramos participaram hoje de manhã de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros no Palácio do Planalto. Além de alinhar ações de governo, há a tentativa de se chegar a uma solução em relação ao Bolsa Família ou o novo auxílio emergencial.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, também participou da reunião com ministros e presidente no Planalto.
O ainda ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, quer fazer algum anúncio para deixar como "legado" da sua passagem na pasta. Onyx assumirá a Secretaria-Geral da Presidência nos próximos dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.