IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Caixa antecipa saque em dinheiro do auxílio; veja calendário

O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao lado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em live semanal - Reprodução
O presidente da República, Jair Bolsonaro, ao lado do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, em live semanal Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília

15/04/2021 19h31

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta quinta-feira (15), ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que o governo decidiu antecipar em alguns dias o calendário para saques em dinheiro do auxílio emergencial.

"Percebemos que conseguimos realizar o pagamento com segurança do ponto de vista operacional", disse Guimarães, durante a transmissão semanal ao vivo de Bolsonaro.

Segundo o presidente da Caixa, os pagamentos que seriam feitos em maio poderão ser antecipados para o dia 30 de abril.

Os beneficiários poderão retirar os valores até o dia 17 de maio. No calendário anterior, a última data de saque da primeira parcela estava prevista para o dia 4 de junho.

Confira o novo calendário para saques em dinheiro da primeira parcela do auxílio emergencial:

Outra mudança aconteceu nas datas dos pagamentos em crédito em conta dos beneficiários nascidos em novembro e dezembro. Agora, eles terão creditados os valores do auxílio emergencial 2021 nos dias 28 e 29 de abril, respectivamente.

Mesmo com a antecipação dos saques, continuará à disposição dos beneficiários a opção de utilização dos recursos nas contas do aplicativo CAIXA Tem. O dinheiro pode ser usado para pagar boletos, comprar na internet e em maquininhas de estabelecimentos comerciais de todo o Brasil.

Os detalhes do novo calendário estarão a partir de amanhã (16) no site da Caixa e está prevista uma entrevista coletiva à tarde para mais detalhes.

Guimarães afirmou ainda que amanhã também será publicada uma portaria com o Ministério da Cidadania com detalhes da antecipação.

Na live, o presidente Jair Bolsonaro falou que sabia que o auxílio pago neste ano é de um "valor pequeno". "Mas é o que podemos conceder', disse.