Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula se encontra com Sarney em Brasília antes de jantar com caciques do MDB

Lula encontrou José Sarney também no ano passado, uma semana depois de Bolsonaro visitar o emedebista  - Ricardo Stuckert/ Divulgação
Lula encontrou José Sarney também no ano passado, uma semana depois de Bolsonaro visitar o emedebista Imagem: Ricardo Stuckert/ Divulgação

11/04/2022 17h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Antes do jantar que será oferecido pelo ex-senador Eunício Oliveira (MDB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou sua passagem por Brasília nesta segunda-feira (11) para se encontrar com o ex-presidente José Sarney (MDB).

O encontro, confirmado por fontes dos dois partidos à coluna, aconteceu na casa de Sarney. Os dois conversaram a sós.

Em junho do ano passado, Lula e Sarney tiveram um encontro em Brasília, uma semana após o emedebista receber a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Bolsonaro foi à casa de Sarney no ano passado pedir ajuda contra a instalação da CPI da pandemia e apoio contra Renan Calheiros (MDB). O que não prosperou.

Na época, enquanto a visita de Bolsonaro foi mantida sob sigilo, o encontro com do presidente Lula foi divulgado pelo petista. Lula postou uma foto ao lado de Sarney, ambos de máscara e fazendo um gesto de cumprimento. Agora, por enquanto, Lula ainda não divulgou a nova visita a Sarney.

Passagem por Brasília

Lula participa na noite desta segunda-feira (11) de um jantar na casa do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira. A ideia de Lula é angariar apoio do MDB para o primeiro turno, mesmo com a legenda tendo o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência.

A expectativa é que caciques da legenda - como Renan Calheiros, Romero Jucá e até mesmo Moreira Franco - participem do encontro com o petista.

Também devem estar no jantar de hoje políticos de outros partidos, como o senador Rodrigues (Rede-AP), que vai trabalhar na articulação da campanha de Lula.

Na terça-feira (12), ainda em Brasília, Lula visita o Acampamento Terra Livre (ATL), coordenado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).