IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carla Araújo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governo derruba a liminar que suspendia assembleia da Eletrobras

Ministro da AGU, Bruno Bianco foi até o Rio de Janeiro despachar com juiz  - Edu Andrade/ASCOM/Ministério da Economia
Ministro da AGU, Bruno Bianco foi até o Rio de Janeiro despachar com juiz Imagem: Edu Andrade/ASCOM/Ministério da Economia

Do UOL, em Brasília

06/06/2022 11h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A AGU (Advocacia-Geral da União) conseguiu suspender a decisão liminar que impedia a realização de uma assembleia de Furnas, subsidiária da Eletrobras, e que poderia atrapalhar o processo de venda da estatal.

A decisão de acatar o pedido da AGU foi tomada pelo desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, às 10h48 desta segunda-feira (6).

Na decisão, o juiz reconheceu "a grave lesão à ordem e à economia públicas" e assegurou a a realização da Assembleia Geral de Debenturistas de Furnas convocada para esta segunda-feira, às 11h.

"A decisão que suspendeu a Assembleia Geral de Debenturistas de FURNAS causa impacto significativo no planejamento setorial elétrico brasileiro, sendo capaz de comprometer a modicidade tarifária e, consequentemente, o acesso das camadas mais carentes da população ao serviço essencial de energia elétrica", diz o juiz

Ofensiva do governo

Conforme mostrou a coluna, o ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), Bruno Bianco, foi ao Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (6), para despachar pessoalmente com representantes da Justiça do Rio de Janeiro e tentar reverter a liminar.

A AGU argumentou, entre outros pontos, que a se a decisão liminar da Justiçado Rio fosse mantida haveria "um potencial de prejuízo direto de bilhões de reais" na Bolsa de Valores, já que há um processo de venda de ações acontecendo.