IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ibovespa hoje: Votação do arcabouço fiscal, dívida dos EUA e mais destaques

17.mai.2023 - Votação no plenário da câmara dos deputados aprovou o status de urgência para votação do novo arcabouço fiscal, proposto pelo governo Lula - 17.mai.2023 - Ton Molina/Estadão Conteúdo
17.mai.2023 - Votação no plenário da câmara dos deputados aprovou o status de urgência para votação do novo arcabouço fiscal, proposto pelo governo Lula Imagem: 17.mai.2023 - Ton Molina/Estadão Conteúdo

23/05/2023 08h54

Esta é a versão online da newsletter Por Dentro da Bolsa enviada hoje (23). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

A terça-feira (23) começa com os investidores atentos aos juros. O índice de inflação semanal IPC-S veio abaixo do esperado, em 0,45%, o que pode influenciar nas expectativas por uma futura queda de juros.

No Congresso, o governo tenta juntar votos suficientes para a votação do arcabouço fiscal. O resultado da votação da nova regra fiscal no plenário pode ser ruim para o mercado, caso o projeto seja aprovado com aumento das despesas, prejudicando a trajetória da dívida brasileira.

O mercado futuro das bolsas norte-americanas amanhece em leve baixa, na mesma direção que os índices europeus. A prévia de índices PMI que estão saindo vieram abaixo do esperado em muitas das principais regiões do mundo.

O problema é que os índices estão abaixo de 50 pontos, o que indica retração econômica. Na Alemanha, a maior economia da região, movida pela indústria, chama a atenção o PMI industrial aos 42,9 pontos, pior nível desde maio de 2020. Os índices de fechamento do mês devem sair na próxima semana.

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o representante do Congresso, Kevin McCarthy, ainda não chegaram a um acordo sobre o teto da dívida do país. Biden e McCarthy se encontraram ontem (22) e, pelo menos, sinalizaram que a conversa foi produtiva.

Enquanto isso a secretária do tesouro, Janet Yellen continuou alertando sobre a capacidade de pagamentos do governo dos EUA acabar já no início de junho.

Do lado das commodities, o minério de ferro cai pelo quarto dia seguido. A lenta recuperação econômica da China mantém a pressão sobre a demanda por aço e deve ainda pressionar ações da Vale. O petróleo sobe levemente.

Empresas

O dia não deve ser positivo para empresas de tecnologia. Nos últimos dias, a China anunciou o banimento da Micron Technology, empresa americana de chips que tem como principal cliente a China.

É um dos maiores movimentos do governo Chinês contra os EUA, considerando que foi logo depois de uma sinalização positiva de Biden no G7. Além disso, a Meta (Facebook) vai receber multa recorde por armazenar dados de usuários europeus nos EUA.

**********

Veja como foi o fechamento de dólar, euro e Bolsa na segunda (22):

Dólar: -0,5%, R$ 4,971
Euro: -0,46%, R$ 5,374
B3 (Ibovespa): -0,48%, 110.213,12 pontos

**********
NA NEWSLETTER UOL INVESTIMENTOS

O bitcoin, primeira criptomoeda e ainda a mais popular, está em alta no ano. A valorização é de mais de 60% desde janeiro. Saiba se é hora de comprar e veja os passos para investir em criptoativos. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.