Lula não anuncia corte de gastos e EUA vão às urnas hoje
Esta é a newsletter Por Dentro da Bolsa. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Bom dia, investidores,
Veja quais são os destaques desta terça (5):
- Lula não anuncia corte de gastos e deve fazer mais reuniões hoje
- Estados Unidos vão às urnas em eleição indefinida para presidente
- Temporada de balanços: Pão de Açúcar, PRIO, Gerdau e mais
Lula não anuncia corte de gastos e deve fazer mais reuniões hoje
- Na tarde desta segunda-feira (4), o presidente Lula se reuniu com sete ministros e três secretários para discutir possíveis cortes de gastos no orçamento de 2026, tema aguardado com ansiedade pelo mercado financeiro.
- Após três horas de reunião, nenhum anúncio oficial foi feito, mas o Ministério da Fazenda informou que novas discussões com outras pastas estão previstas para esta terça-feira (5) para definir as reduções de despesas.
- Participaram do encontro ministros estratégicos como Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos).
- Pela manhã, Haddad havia sinalizado que o pacote de contenção está "muito avançado", cabendo a Lula decidir o momento e formato do anúncio.
- Essa expectativa impulsionou a Bolsa, com o Ibovespa fechando em alta de 1,73%, a 130.338 pontos, e o dólar comercial registrando queda de 1,48%, cotado a R$ 5,78.
Estados Unidos vão às urnas em eleição indefinida para presidente
- Nos Estados Unidos, a eleição presidencial é o grande foco desta terça-feira (5), mas a expectativa é de que o resultado final demore alguns dias para ser conhecido.
- Apesar de uma reação nas pesquisas de Kamala Harris, a disputa com Donald Trump segue rigorosamente empatada, e o processo de apuração, especialmente na Pensilvânia, pode estender a ansiedade até o final da semana.
- A expectativa de um cenário indefinido fez com que investidores reduzissem parte dos movimentos do "Trump Trade" nesta segunda-feira, reforçando o otimismo para os ativos domésticos, especialmente diante da possibilidade de um anúncio iminente das medidas fiscais do governo brasileiro.
Temporada de balanços: Pão de Açúcar, PRIO, Gerdau e mais
- Além das movimentações políticas, a temporada de balanços corporativos também marca a semana.
- Nesta terça-feira, investidores estarão atentos aos resultados de empresas como Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), Engie Brasil (EGIE3), PRIO (PRIO3), Gerdau (GGBR4), Raia Drogasil (RADL3), Vibra (VBBR3) e Vivo (VIVT3).
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na segunda (4):
- Dólar: -1,48%, a R$ 5,7833.
- B3 (Ibovespa): 1,87%, aos 130.514,79 pontos.
Queremos ouvir você
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário