Trégua tarifária impulsiona Bolsas globais; EUA divulgam dados da inflação
Bom dia, investidor,
Veja os destaques desta quinta (10):
- Trump pausa tarifas e bolsas disparam na Ásia e Europa
- EUA: inflação pode ditar rumo dos juros
- Brasil: IBGE divulga dados do setor de serviços
Trump pausa tarifas e Bolsas disparam na Ásia e Europa
- As Bolsas internacionais abriram o dia em forte alta após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma suspensão temporária de 90 dias nas tarifas impostas a dezenas de países. O movimento animou os mercados, principalmente na Ásia, onde o índice Nikkei, em Tóquio, fechou com impressionantes 9,12% de alta, e o Topix avançou 8,09%.
- Na Coreia do Sul, o Kospi subiu 6,6%, e em Sydney, a alta foi de 4,5%. Na China, os índices também operaram no azul, mesmo com Trump tendo elevado para 125% as tarifas sobre produtos chineses. O CSI300 subia 0,85%, o SSEC (Xangai) ganhava 1,16% e o Hang Seng, de Hong Kong, avançava 2,65%.
- Na Europa, o entusiasmo continuou: Madri subia 8,5%, Frankfurt 7,81%, Milão 7,81%, Paris 6,43% e Londres 5,99%.
- A decisão foi anunciada por Trump em sua rede social, Truth Social, e reforçada por declarações do republicano e seus aliados. Ele sinalizou que não pretende escalar a disputa com a China e que espera "fazer um bom acordo".
EUA: inflação pode ditar rumo dos juros
- Às 9h30 (horário de Brasília), será divulgado o CPI (Índice de Preços ao Consumidor) de março nos EUA, um dos dados mais aguardados do mês. O mercado projeta inflação anual de 2,6%, o menor nível desde outubro, e uma alta mensal de apenas 0,1%.
- A inflação núcleo (que exclui alimentos e energia) deve cair para 3,0% na base anual, a mais baixa desde abril de 2021. No entanto, há preocupação de que os efeitos das novas tarifas impostas recentemente por EUA e China pressionem os preços nos próximos meses.
- Com a tensão entre a Casa Branca e o Federal Reserve aumentando -- Trump pressiona por cortes nos juros enquanto o Fed teme a alta da inflação --, o dado de hoje pode influenciar diretamente as próximas decisões da autoridade monetária americana.
Brasil: IBGE divulga dados do setor de serviços
- Às 9h, o IBGE divulga os dados da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de fevereiro. O setor, que representa mais de 70% do PIB brasileiro, mostrou retração de 0,2% em janeiro, após queda de 0,5% em dezembro de 2024.
- Com dois meses consecutivos de recuo, o dado de fevereiro será importante para avaliar a trajetória da atividade econômica no primeiro trimestre de 2025. O acumulado em 12 meses até janeiro desacelerou de 3,2% para 2,9%, sinalizando perda de fôlego.
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na quarta (9):
- Dólar: -2,54%, a R$ 5,845.
- B3 (Ibovespa): 3,12%, aos 127.795,93 pontos.
Queremos ouvir você
Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.