Topo

Bolsa cai mais de 2%; ações de bancos operam em queda

Do UOL, em São Paulo

02/10/2019 11h58Atualizada em 02/10/2019 17h15

A Bolsa de Valores brasileira operava em queda de mais de 2% hoje, em meio ao exterior desfavorável por receios sobre desaceleração da economia global, enquanto o Senado no Brasil aprovou em 1º turno a reforma da Previdência. Além disso, o setor bancário era destaque negativo, com instituições no alvo de investigações da Operação Lava Jato.

Por volta das 14h40, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tinha baixa de 2,89%, a 101.045,51 pontos. No mesmo horário, as ações dos principais bancos também caíam. Os papéis do Bradesco registravam baixa de 4,07%, os do Banco do Brasil perdiam 2,76%, e os do Itaú Unibanco caíam 2,89%.

Investigações da Lava Jato apontam que contas abertas nos cinco maiores bancos do país --Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander-- foram usadas para lavagem de dinheiro. De acordo com apurações, as contas abertas em nome de empresas de fachada operadas por doleiros teriam movimentado, ao todo, cerca de R$ 1,3 bilhão.

Os bancos informaram que adotam normas internas para combater crime de lavagem de dinheiro e que colaboram com as investigações.

Dólar opera em queda

O dólar comercial também operava em queda hoje. Por volta das 14h40, a moeda norte-americana caía 0,31%, a R$ 4,149 na venda.

O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial. Para turistas, o valor sempre é maior.

(Com Reuters)

Entenda como funciona o câmbio do dólar

UOL Notícias
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no primeiro parágrafo deste texto, as investigações que envolvem instituições bancárias não fazem parte de nova fase da Lava Jato. A informação foi corrigida.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bolsa cai mais de 2%; ações de bancos operam em queda - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotações