Dólar cai após dados econômicos dos EUA, e Ibovespa inicia junho em baixa

O dólar abriu a semana em baixa moderada no Brasil depois que dados fracos sobre a atividade industrial nos Estados Unidos levantaram especulações de que que o Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano) possa reduzir os juros a partir de setembro. A moeda americana terminou a segunda-feira (3) em queda de 0,32%, cotada a R$ 5,2340.

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, caiu 0,05%, aos 122.031,58 pontos, em um dia que teve giro financeiro de R$ 21,2 bilhões. No ano, o Ibovespa tem uma baixa acumulada de 9,06%.

"Maio foi caracterizado por volatilidade significativa. O Ibovespa iniciou o mês passado em alta, com resultados corporativos positivos no primeiro trimestre, mas, a partir da segunda quinzena de maio, sofreu reprecificação em meio à expectativa por taxa de juros mais alta para o fim do ano com menos espaço para novos cortes da Selic pelo Copom, tendo em vista também os juros americanos, e inflação desancorada para 2025 e 2026. Além de perspectiva de crescimento impactada, em maio, pelas enchentes no Rio Grande do Sul", diz Gustavo Corradi Matos, economista e CIO da Medici Asset.

*Com informações Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes