IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Currículo tem de ter dados mais específicos e curso com certificado; veja análise

Da Redação

Em São Paulo

28/01/2010 09h30

O UOL Empregos publica nesta quinta (28) mais uma edição da seção em que especialistas de recursos humanos analisam currículos de internautas. Duas vezes ao mês, consultores sugerem mudanças a um resumo profissional selecionado entre os enviados à Redação.

 

Ana Carolina Maffra, diretora da empresa de recursos humanos Equipe Certa, do Rio de Janeiro, faz comentários sobre o currículo de uma jovem profissional, de 17 anos, que cursa ciência da computação. Os dados dainternauta foram retirados do currículo; e os comentários estão em azul.

 

De maneira geral, a consultora pede mais especificidade ao currículo: é preciso dizer o estágio em que está no curso de inglês, o tempo de trabalho que teve em sua única experiência profissional (relatando ainda as atividades exercidas); dizer em que horário cursa a faculdade (para informar ao recrutador sua disponibilidade para o trabalho) e especificar os programas de tecnologia que conhece.

 

Na formação complementar, a especialista chama a atenção para um detalhe: "Os cursos devem ser colocados do mais atual para os anteriores, e basta colocar título, instituição e data de realização. É importante colocar apenas os cursos com certificados, pois podem ser solicitados na entrevista", diz. Além disso, o texto em que a profissional fala de si mesma foi deslocado do item "Objetivo" para um chamado de "Autodescrição".

 

Escolha dos currículos

Para selecionarmos o resumo profissional analisado, buscamos um exemplo que apresente problemas comuns à maioria dos currículos recebidos. Os dados pessoais e os nomes das empresas e instituições são retirados: usamos denominações como empresa A, escola X.

 

Se você quiser enviar seu currículo para análise, mande-o, anexado, ao e-mail uolempregos@uol.com.br, com o assunto "Análise de currículo".

 

 

Leia mais