IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo começa a pagar abono salarial a trabalhadores

Do UOL, em São Paulo

15/07/2015 15h20

Parte dos trabalhadores que têm direito ao abono salarial começou a receber o valor do benefício na última terça-feira (14). Os primeiros foram os que têm conta na Caixa e nasceram em julho. O valor foi depositado na conta, segundo o Ministério do Trabalho.

O calendário de pagamento é diferente para trabalhadores que têm conta na Caixa, aqueles que não têm e para servidores públicos. Veja o calendário, conforme cada situação.

No dia 22, aqueles que nasceram em julho mas não têm conta na Caixa poderão retirar o benefício nas agências do banco ou lotéricas, com o Cartão Cidadão.

Servidores públicos com conta no Banco do Brasil receberão o benefício a partir do dia 17 deste mês, direto na conta. Quem não é correntista do Banco do Brasil vai poder sacar o valor nas agências a partir do dia 22 de julho.

Parte dos trabalhadores só vai receber em 2016

Segundo o calendário de pagamento do abono, proposto pelo governo e aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) no início deste mês, parte dos trabalhadores só vai receber o abono no ano que vem.

Com isso, cerca de R$ 9 bilhões que seriam pagos neste ano ficarão para 2016.

Os pagamentos do abono serão feitos em nove parcelas, entre julho deste ano e junho de 2016. No ano passado, o pagamento para todos os trabalhadores foi feito em quatro datas, entre julho e outubro.

Agora, os nascidos no segundo semestre (julho a dezembro) recebem ainda neste ano. Já os nascidos no primeiro semestre (janeiro a junho) recebem só no primeiro trimestre de 2016. 

O que é o abono salarial

O abono salarial é o benefício de um salário mínimo a quem trabalhou por pelo menos 30 dias, recebendo até dois salários mínimos e que tenha sido cadastrado, até 2010, no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), para servidores públicos.

O governo aprovou mudanças no benefício neste ano, mas elas só valerão a partir do ano que vem. A principal delas é que o valor não será mais fixo em um salário mínimo, e sim proporcional ao tempo que a pessoa trabalhou no ano.

Governo estende prazo de pagamento do abono salarial