IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nova Zelândia oferece bolsas de pós-graduação para brasileiros; saiba mais

Auckland, na Nova Zelândia - Getty Images/iStockphoto/levkr
Auckland, na Nova Zelândia Imagem: Getty Images/iStockphoto/levkr

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/03/2019 04h00Atualizada em 05/03/2019 11h20

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudo de pós-graduação, mestrado e doutorado (PhD) oferecidas pelo governo da Nova Zelândia. O prazo será encerrado às 20h de 13 de março (horário de Brasília). As inscrições são gratuitas, e o processo seletivo é feito pela internet, todo em inglês. O número de vagas disponíveis não foi divulgado.

Ano letivo de 2020

As bolsas são para o ano letivo de 2020. O calendário escolar é semelhante ao brasileiro, com aulas de fevereiro a dezembro, e férias em julho. O tempo de duração depende do curso escolhido, variando de um a cinco anos.

Quem pode participar

Para os cursos de pós-graduação, é necessário apresentar diploma de graduação. Pode ser preciso apresentar cartas de recomendação de professores.

O que a bolsa cobre

O governo neozelandês vai custear as passagens aéreas de ida e volta, o valor do curso universitário e o seguro médico. Também há ajuda de custo para despesas com acomodação, livros e materiais escolares, assim como para pesquisa de pós-graduação para doutorado. 

Como é a inscrição

Os candidatos devem acessar o site do programa e fazer um teste para saber se estão qualificados para participar. Somente após esse teste o interessado é encaminhado para o cadastro de inscrição, um formulário que deve ser preenchido com informações básicas, como nome completo, endereço, email. O interessado deve listar seus cursos preferidos e qual a instituição de ensino escolhida.

Oito universidades participam do processo seletivo:

  • University of Auckland
  • University of Otago
  • University of Canterbury
  • Victoria University of Wellington
  • University of Waikato
  • Massey University 
  • Lincoln University
  • Auckland University of Technology

Como é a seleção

Segundo o programa, a seleção leva em conta critérios de excelência acadêmica, ou seja, o índice de aproveitamento escolar. Outros critérios avaliados são:

  • Compromisso com o desenvolvimento social e econômico de seu país
  • Querer incentivar relações positivas com a Nova Zelândia agora e no futuro
  • Ter 39 anos ou menos quando a bolsa começar
  • Proficiência na língua inglesa

Os selecionadores também buscam equilíbrio entre o número de homens e mulheres contemplados.

Quando sai o resultado

O resultado final deve ser divulgado de seis a dez meses após o término do período de inscrições. Segundo os organizadores, todos os candidatos inscritos serão avisados, por email, de todos os passos do processo seletivo.

Mais informações pelo site: https://goo.gl/QVPyDN (URL encurtada e segura)

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
O texto e o título informavam inicialmente que havia também bolsas para graduação. Porém, para brasileiros, elas não estão disponíveis. A informação foi corrigida no título e ao longo do texto.