IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Faça um curso preparatório online e gratuito para o teste de inglês Toefl

Do Estudar Fora*

30/08/2020 04h00

O Toefl é uma daquelas provas que avalia, além do seu nível de inglês, também o quanto você está familiarizado com o formato do exame. É por isso que o Preparatório Toefl do Estudar Fora foca justamente na estrutura da prova e em estratégias para responder cada uma das seções.

Este preparatório gratuito é composto de 5 vídeos e 1 ebook gratuito —em que você pode ver questões comentadas e acessar links para simulados.

Nas videoaulas, os especialistas Sean e Adam, fundadores da startup EduSynch, de preparação adaptativa para o exame, dão várias dicas e estratégias para cada uma das seções do exame. Além disso, a engenheira Raquel Nunes, bolsista da Fundação Estudar, compartilha sua experiência de preparação e conta como conseguiu uma pontuação superior a 100 pontos, de um total de 120.

Sobre o Toefl

O Toefl —um dos principais exames de proficiência em inglês— é exigido pela maioria das universidades norte-americanas e também por mais de 9.000 instituições de ensino superior em mais de 130 países. E não só quem quer estudar fora se beneficia de realizar o exame: uma boa nota pode ser vista como um bônus no seu currículo, abrir portas no mercado de trabalho e dar segurança para conversar, escrever e até mesmo trabalhar em inglês.

Quer começar a aprender? Confira os vídeos do preparatório Toefl e baixe aqui o seu e-book.

Preparatório Toefl - Aula 1: O que esperar do Exame

A primeira aula do nosso curso preparatório para o Toefl fala de maneira geral sobre o exame, sua estrutura e seus objetivos. Ela também apresenta o Adam e o Sean, da Edusynch, que participarão das aulas seguintes do curso. Os dois falam brevemente sobre como a prova é elaborada.

Preparatório Toefl - Aula 2: Seção "Reading"

Nesta aula, falamos da seção "Reading", que avalia a habilidade de leitura. Essa seção traz textos acadêmicos e questões que pedem respostas factuais (quem, o quê, quando), respostas implícitas (por que) e preenchimento de lacunas. No total, são 10 modelos de questões, com os quais é possível se familiarizar antes do exame.

Preparatório Toefl - Aula 3: Seção "Listening"

A seção "Listening" avalia o entendimento do inglês falado. Nesta seção, o estudante vai escutar entre 4 e 6 áudios de aulas sobre disciplinas acadêmicas, e deverá responder 6 perguntas sobre cada um deles. Então, ouvirá mais dois ou três áudios de conversação, e responderá a 5 perguntas sobre cada.

Uma primeira dica para esta parte da prova é se familiarizar com o inglês americano, que é o mais comumente usado nos exames da ETS (incluindo o Toefl). Além disso, a forma como você organiza informações nas suas anotações é muito importante.

Preparatório Toefl - Aula 4: Seção "Speaking"

No Toefl, a avaliação da sua habilidade de falar inglês é feita através de gravação de áudio. No mesmo computador em que realizará a prova, o estudante vai escutar um trecho de áudio e ler um texto e deve responder à pergunta no microfone dentro do tempo estipulado.

É a seção mais curta do exame, com duração de apenas 20 minutos. Mas não há segunda chance: só será possível ouvir o áudio uma vez e gravar sua resposta uma vez. Por isso, estar preparado é fundamental.

São essencialmente dois tipos de questões no "Speaking": "Integrated" e "Independent". No vídeo, os especialistas Sean e Adam, da startup Edusynch, e a bolsista da Fundação Estudar Raquel Nunes explicam como tornar esta seção um dos seus pontos fortes do exame.

Preparatório Toefl - Aula 5: Seção "Writing"

Na seção do "Writing", o estudante terá 50 minutos para escrever duas pequenas redações. A primeira deve comparar uma passagem de áudio com um pequeno trecho de leitura; já na segunda, o estudante deve discorrer sobre um determinado tópico —que pode incluir dar sua opinião ou comparar duas possibilidades.

Além do vídeo, que oferece várias dicas de estruturas e organização da sua resposta, no ebook gratuito que acompanha o Preparatório TOEFL há modelos de respostas bem avaliadas.

Aula Extra - Anotações

A habilidade de fazer boas anotações é uma das mais importantes para você ser bem-sucedido no Toefl. Ela é crucial para a parte de "Listening" e também para as questões do tipo "Integrated" (no "Speaking" e no "Writing") porque, para responder a essas questões de maneira completa, você precisará se lembrar de uma grande quantidade de informações.

O tempo, porém, é muito curto e você não terá uma segunda chance. Por isso, as anotações devem ser simples e objetivas. "Seja objetivo e coloque no papel a primeira resposta que vier à sua cabeça (ou talvez a segunda), mas não divague, pois você não tem tempo a perder", afirma a especialista Ana Virgínia Kesselring.

Nessa hora, estratégias de organização e síntese podem fazer toda a diferença. Por isso, este vídeo-bônus explica justamente como tomar notas de maneira eficiente e organizada. Deve ficar claro quais são as informações principais e secundárias, como elas se conectam e quais são os exemplos dados por cada um dos personagens do áudio.

* O texto "Faça o curso preparatório para o Toefl online e gratuito do Estudar Fora" foi publicado originalmente no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.