PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Empregos e carreiras

3 lições que o ano passado ensinou sobre carreira, para praticar em 2021

Do Na Prática*

10/01/2021 04h00

Ninguém podia prever que 2020 seria um ano com tantas mudanças. Diante de todo o contexto de pandemia, precisamos repensar nossa rotina e nos adaptar a novos hábitos.

Por si só, 2020 já foi um ano cheio de reflexões, mas parece que esse sentimento fica ainda mais forte no início de um novo ciclo.

Para aproveitar esse sentimento de reflexão e de motivação extra que sempre surgem no começo de um ano, veja três lições profissionais que 2020 ensinou e que irão te ajudar a começar 2021 com o pé direito:

1. Profissionalmente, o que te fez mais feliz em 2020?

Todo mundo precisou mudar e se adaptar, nem que tenha sido um pouquinho só.

Algumas pessoas assumiram novas funções no emprego, outras transformaram o hobby em um negócio ou começaram a produzir conteúdo digital, tirando um projeto antigo do papel.

Seja como for, o momento foi cheio de experimentação, que em alguns casos até resultou na descoberta de novos talentos ou caminhos profissionais.

Olhando em retrospecto, você fez algo que nunca tinha feito antes e que te fez muito feliz no trabalho? Ou conseguiu perceber com mais clareza quais foram as entregas e atividades que te proporcionaram mais satisfação durante o dia a dia?

Entender e interpretar esses sentimentos é fundamental para conseguir direcionar a sua carreira para aquilo que, de fato, faz mais sentido para a sua felicidade.

2. Qual será a sua rotina de autocuidado?

Em 2020, ficou mais claro do que nunca o quanto a saúde mental é importante para um bom desempenho profissional.

Se você quer conseguir progredir na carreira de maneira sustentável e saudável, é preciso reservar aquele tempinho na agenda para se cuidar.

Seja praticando uma atividade física, lendo ou meditando, o importante é garantir que esse "tempo para você" exista na sua agenda.

É claro que você vai se deparar com épocas mais movimentadas no trabalho, com demandas maiores, mas saber identificar os momentos em que uma pausa é necessária é importante até para manter a produtividade em alta.

3. Quais habilidades você quer desenvolver em 2021?

Sabe aquelas habilidades que você precisa desenvolver para conseguir alcançar os seus objetivos na carreira? Que tal ter um plano de ação específico para alavancar cada uma delas?

Para começar, escreva uma lista com, no máximo, três habilidades que serão o seu foco em 2021. É claro que, muito provavelmente, você vai ter mais de três para colocar na lista, mas escolha somente aquelas que são prioridade.

Isso irá lhe ajudar a manter o foco e, de fato, correr atrás do que é essencial.

Se você criar uma lista com dez habilidades, por exemplo, provavelmente vai achar muito difícil conseguir cumpri-la, e as chances de você nem começar são grandes.

Ao definir as suas habilidades essenciais, crie um plano de ação com prazos e atividades para desenvolver cada uma delas. Assim, você saberá exatamente o que tem que fazer para ter os resultados que espera.

*O texto "3 reflexões profissionais para começar o ano bem" foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar.

Empregos e carreiras