Saiba montar o currículo perfeito para concorrer a uma vaga em home office
A pandemia de coronavírus trouxe o home office para muitas empresas. Especialistas acreditam que a tendência permanecerá mesmo após a vacinação e orientam que os currículos priorizem habilidades com tecnologia e informem se há disponibilidade para o teletrabalho.
Lia Ferreira, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos na região de Campinas (ABRH-RMC), diz que a busca por um trabalhador sofreu uma mudança importante. "As empresas hoje perguntam qual é a configuração do computador pessoal, quais são os softwares de segurança que estão instalados", disse.
Quais tecnologias domina?
Então, para conquistar as novas vagas que estão surgindo, a principal dica de Rogerio Bragherolli, economista especialista em capital humano e empregabilidade, é valorizar a possibilidade de trabalhar de casa e detalhar com quais tecnologias está familiarizado. É também importante mostrar que tem um espaço dedicado ao trabalho e boa internet.
A psicóloga Tatiane Cristine Froelich, especialista em gestão de pessoas e consultora da PUC-RS Carreiras, diz que o candidato que deixa claro que quer apenas vagas home office corre risco de ser eliminado em processos para trabalhos presenciais ou híbridos.
"É necessário ter muita clareza na descrição desta informação. Se a sua disponibilidade é unicamente atuar em vagas home, deixe explícita esta informação. Mas se você está disponível para atuar presencialmente, em home ou em modelo híbrido, vale sinalizar nas informações adicionais que tem infraestrutura para trabalhar em casa, se for preciso", afirmou.
5 dicas importantes
- Destaque as habilidades com tecnologia e softwares digitais logo no topo da apresentação profissional
- Priorize informações relacionadas à possibilidade de home office
- Destaque que tem um espaço dedicado, computador, internet e experiência em trabalhar em casa
- Crie um currículo digital com no máximo duas folhas, com linguagem simples e leitura amigável, com layout profissional e convidativo: espaçamento entre linhas e destaques em negrito somente para as informações que devem ser ressaltadas
- Inclua o endereço de redes sociais que possam contribuir com sua imagem pessoal e profissional
O que sempre importa num currículo
Habilidades, experiências e atenção aos requisitos que as vagas pedem são itens que não mudam na elaboração do currículo.
Ele é uma carta de apresentação: precisa ter informações básicas, de formação e experiências anteriores.
Rogerio Bragherolli diz que o currículo deve ser sempre atualizado. "É muito comum você fazer a primeira versão e logo em sequência realizar uma série de atualizações."
Como montar seu currículo?
O economista Rogerio Bragherolli sugere como montar um currículo. Ele diz que uma boa forma é dividi-lo em quatro partes:
1ª parte: dados pessoais
Escreva resumidamente, mas em destaque, dados pessoais, como nome, endereço, email, telefone, estado civil, idade, número de filhos etc. É possível omitir algumas informações, como idade, número de filhos e estado civil.
Após isso, coloque o objetivo profissional. Por exemplo: diretor comercial, finanças, secretária executiva, executivo de RH.
2ª parte: qualificações
Mencione brevemente seus pontos fortes, experiências especiais, faculdade ou cursos de destaque, suas competências técnicas e comportamentais, fluência em línguas.
Uma dica: caso não tenha experiência profissional, explore suas melhores virtudes, sua formação acadêmica e competências comportamentais, como trabalho em grupo e iniciativa.
3ª parte: experiências
Fale das suas experiências, responsabilidades e suas realizações de seu último trabalho. Coloque na ordem cronológica inversa (do trabalho mais recente para o mais antigo).
Destaque números relevantes, índices que comprovem a performance e verbos de ação como "aumentei", "montei", "negociei", "desenvolvi", "implementei", entre outros. Informe aqui também o nome da empresa, sua função e as respectivas datas.
Se você é um iniciante, pule esta parte e dê mais ênfase nas suas qualificações e na formação acadêmica por mais simples que elas sejam.
4ª parte: atividades extracurriculares
Mostre suas atividades extracurriculares, como voluntariado, participação em grupos de estudos, centros acadêmicos etc. Na formação acadêmica, inclua o nome do curso, a duração e o nome da instituição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.