Mentoria: o que é e como conseguir um mentor para acelerar sua carreira
A mentoria é importante em diferentes estágios e aspectos da vida. Ouvir conselhos e opiniões diferentes pode ser a melhor opção para solucionar alguns problemas. Em partes, é nisso que consiste a mentoria.
O objetivo dela, basicamente, é que você consiga os conselhos certos e um feedback honesto e imparcial. Já que muitas situações podem ser difíceis de discutir com o seu gestor (porque você não quer que ele saiba), com seus pais (porque eles não entenderiam) ou com seu melhor amigo (porque vocês têm assuntos mais importantes para falar).
Nesses casos a pessoa certa para te dar o "caminho das pedras" pode ser um mentor. Ele dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva suas habilidades, aprimore sua performance e torne-se melhor pessoal e profissionalmente.
Em outras palavras, um verdadeiro mentor ajuda você a ser melhor e a encontrar um sentido para a sua vida e para a sua carreira. São pessoas que nos passam visões, sonhos, ideais, princípios, valores, atitudes, conhecimentos e sabedoria. Um mentor pode ser um professor, um chefe, um colega, um avô, um poeta, um filósofo ou até um autor de um livro que inspirou você.
De onde surgiu a prática de mentoria?
A palavra "mentor" tem origem na Odisseia, de Homero, escrita no século oito a.C. Ulisses, rei de Ítaca, quando foi lutar na Guerra de Troia deixou sua família sob os cuidados de Mentor, que acabou servindo de professor para seu filho.
Não existe uma data específica para a invenção do termo no mundo dos negócios, mas as primeiras escolas de negócios começam a florescer apenas na segunda metade do século 20, após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, mentor passou a ser sinônimo de alguém que compartilha sua sabedoria, experiência e conhecimento com colegas menos experientes.
Além disso, a própria história é recheada de casos de mentoria. O mentor de Alexandre, o Grande, foi Aristóteles, o de Martin Luther King foi Gandhi, o de Jim Collins foi Peter Drucker, dentre tantos outros.
Para que serve a mentoria?
Vale mencionar, ainda, que a mentoria pode ter várias finalidades. Desde, por exemplo, resolver um problema específico em questões técnicas ou de gestão até aconselhar sobre a condução geral da carreira.
Por isso, veja abaixo algumas utilidades da mentoria.
- Ajudar a analisar implicações, consequências ou relações de causa e efeito nas situações mais críticas;
- Identificar e discutir questões éticas;
- Discutir formas de fazer melhor as coisas certas;
- Aumentar a autoestima e a autoconfiança do mentorado;
- Discutir rumo da carreira e melhor estratégia para alcançá-lo;
- Auxiliar na formação do networking.
Como funciona a mentoria?
Mas buscar um mentor não significa assinar um contrato com alguém que te aconselhará nas horas difíceis. Basta que você esteja próximo dessa pessoa e crie um vínculo que te possibilite absorver o que ela tem para passar.
Pode ser na orientação de um bom professor durante os anos de faculdade, papos com os membros mais experientes de sua família ou contato com pessoas bem-sucedidas em sua área (as redes sociais, como LinkedIn e Facebook ajudam e muito nesse sentido).
Muitas pessoas se surpreenderiam com a boa vontade que os mais experientes têm para mentorar jovens profissionais. Assim, se você se inspira em alguém e gostaria que essa pessoa te mentorasse, não deixe de enviar um e-mail manifestando essa vontade.
O resultado, aliás, pode ser surpreendente! Conversar com colegas para descobrir quem são os bons mentores na sua empresa ou na sua faculdade também é um bom jeito de encontrar gente experiente disposta a ajudar. Portanto, depois de arrumar um mentor, é importante que vocês marquem encontros periódicos para discutir sobre a sua vida e sua carreira.
Você, aliás, deve ser completamente aberto e sincero nessas conversas. Para o primeiro diálogo, é interessante mostrar quais são seus objetivos com a mentoria: mudar de carreira, desenvolver habilidades de liderança, melhorar a performance, ser mais eficiente, melhorar a comunicação etc.
*O texto "Mentoria: o que é e como conseguir um mentor para acelerar sua carreira" foi originalmente publicado no portal Na Prática, da Fundação Estudar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.