IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Curso online de negócios na Universidade de Lisboa oferece 1.000 bolsas

Cidade de Lisboa à noite, em Portugal - Getty Images/iStockphoto
Cidade de Lisboa à noite, em Portugal Imagem: Getty Images/iStockphoto

Do Estudar Fora*

11/07/2022 04h00

Uma parceria entre a Universidade de Lisboa (ULisboa) e o programa Santander Universidades está com inscrições abertas para 1.000 bolsas de estudo integrais para um curso online técnico de formação avançada em Desenvolvimento de Negócios Digitais. A instituição é considerada a segunda melhor universidade de Portugal e possui, entre alguns ex-alunos, nomes como o escritor Fernando Pessoa.

O programa tem duração de 17 semanas e é dividido em quatro módulos. As aulas serão oferecidas em português. Não é necessário ter conhecimentos prévios sobre o assunto. Para concorrer às bolsas, basta ter mais de 18 anos, ser fluente em português e ter conhecimentos básicos de inglês, necessários para preencher parte da documentação.

As origens da ULisboa datam de 1290. A universidade é uma instituição pública, formada por 18 escolas, 50 mil estudantes e considerada uma das 50 melhores da Europa pelo European Teaching Rankings da Times Higher Education.

Objetivo do curso online Desenvolvimento de Negócios Digitais

O objetivo do programa é desenvolver habilidades de modelos de negócios com foco em produtos e serviços digitais para todos os tipos de organizações, públicas ou privadas. As aulas abordarão como desenvolvê-los, ferramentas e metodologias acessíveis e com potencial de escala. O curso tem início no dia 14 de novembro de 2022.

De acordo com o edital da ULisboa, o curso destina-se a todas as "pessoas que pretendam conhecer e praticar as principais tecnologias e metodologias de desenvolvimento de negócios digitais". Os participantes devem, ao final do programa, saber identificar as "principais competências digitais" na etapa de promover a transformação digital em um negócio ou empresa. Também serão ensinados "como analisar o papel que a experiência do cliente, a gestão de operações digitais e o modelo de negócio".

Como funcionam as bolsas de estudo para a Universidade de Lisboa

A primeira etapa do processo consiste em completar a candidatura através da plataforma de bolsas de estudo do Santander Universidades. Entre os dias 14 e 21 de outubro, os candidatos deverão realizar um teste de aferição de competências básicas e raciocínio lógico. No dia 26 de outubro, os candidatos aprovados receberão uma notificação por email e indicações dos procedimentos para completar a matrícula.

Em relação às 1.000 bolsas de estudo oferecidas, em 500 delas será dada a preferência para estudantes que sejam cidadãos portugueses e outras 200 a colaboradores do banco Santander. Dessa forma, 300 bolsas serão destinadas a brasileiros ou falantes de português. Entretanto, o edital do programa indica que, caso as vagas reservadas não sejam completadas pelo público-alvo, elas serão abertas a todos os interessados.

Sobre o curso online Desenvolvimento de Negócios Digitais

Os 4 módulos que formam o programas são estruturados da seguinte forma:

Módulo 1: MOOC tdX
As aulas abordarão transformação digital, competências digitais, experiência do cliente, gestão de operações digitais e modelo de negócio.

Módulo 2: Tecnologias digitais
As aulas abordarão as principais tecnologias para desenvolver novos modelos de negócio digitais, como websites, aplicações móveis, vídeos, análise de dados, landing pages, marketing digital, entre outras.

Módulo 3: Desenvolvimento de negócios
As aulas abordarão as principais metodologias para desenvolver novos modelos de negócio digitais, como colaboração remota, agile, design thinking, canvas, entre outros.

Módulo 4: Projeto em grupo
O objetivo do módulo final é reforçar e aprofundar os conhecimentos adquiridos através da prática.

Veja aqui mais informações sobre as bolsas da Universidade de Lisboa em parceria com o Santander Universidades. Interessados devem se inscrever até às 23h do dia 10 de outubro de 2022.

*O texto "1.000 bolsas integrais para curso online de negócios na Universidade de Lisboa" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.